Imagem por @jcomp / freepik / editado por Jornal Contábil
A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) é uma obrigação acessória anual que deve ser transmitida obrigatoriamente pelas empresas do Simples Nacional até o dia 31 de março de 2023.
Portanto, as Micro e pequenas empresas do Simples têm até o final do mês de maio para transmitir esta obrigação acessória, quem enviar com atraso receberá penalidades, por este motivo, seja pontual.
Veja abaixo como realizar o envio da DEFIS em 2023 e como essa declaração funciona.
O objetivo da DEFIS é informar à Receita Federal sobre a situação socioeconômica e fiscal das empresas inscritas no Simples, além de identificar possíveis irregularidades e fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias dessas empresas.
Esta obrigação acessória também serve como base para a elaboração de estudos e pesquisas sobre as atividades dessas empresas.
Esta declaração deve ser transmitida anualmente por microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que estejam inscritas no Simples Nacional.
A DEFIS deve ser transmitida até o último dia de março de cada ano, a declaração deste ano deve ser enviada até 31 de março de 2023.
Leia também: DEFIS 2023: Como Elaborar, Quem Precisa Entregar E Atente Ao Prazo!
Como citamos o prazo para envio da DEFIS 2023 é até o dia 31 do mês de março, se uma empresa não enviar a declaração no prazo, ela sofrerá algumas penalidades.
Caso a DEFIS seja enviada fora do prazo estabelecido, não existe uma multa a ser aplicada.
Entretanto, só é possível gerar as apurações mensais dos períodos a partir de março de 2023 no sistema Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) se a DEFIS 2023 for enviada.
Portanto, caso você não realize o envio da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, a sua empresa ficará irregular e você acabará pagando multa por falta de cumprimento de outras obrigações.
Leia também: DEFIS 2023: Aprenda Como Elaborar Esta Obrigação!
Para enviar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais de 2023, as microempresas e empresas de pequeno porte deverão seguir os seguintes passos:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…