News Yahoo

Demissões de pessoas com deficiência aumentam nos sete primeiros meses do ano

De acordo com os dados disponibilizados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no Brasil, mais de 9 mil Pessoas com Deficiência (PCDs) foram demitidas nos primeiros sete meses deste ano,quando comparado ao mesmo período em 2018.

De janeiro a julho de 2018, no Brasil, o total de demissões de PCDs foi de 61.584, já em 2019, o número subiu para 71.156. No estado de São Paulo, os desligamentos nos sete primeiros meses do ano passado somaram 19.901, já neste ano, o número saltou para 23.547.

Capacitação Profissional e Crise Econômica
Para a diretora-executiva do Instituto Ser+, instituição que atua na capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, Wandreza Bayona, a capacitação profissional representa uma das principais dificuldades para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Mesmo quando o empregador contrata o PCD para cumprir a lei de cota obrigatória dentro da empresa, muitas vezes as competências daquele colaborador não estão alinhadas ao perfil que a companhia necessita. Ou seja, há vagas para contratações, mas não há mão-de-obra qualificada para manter aquele colaborador no cargo. Por isso, são necessários cursos que contribuam, de forma efetiva, para com a empregabilidade de jovens e adultos”, conta.

A maioria das contratações de PCDs não são voltadas a cargos executivos dentro de empresas, mas sim aos operacionais. Segundo pesquisa conduzida pela consultoria de engajamento Santo Caos, em parceria com a empresa de recrutamento de vagas Catho, divulgada em setembro de 2019, menos de 10% de pessoas com deficiência ocupam cargos de liderança e 57% são admitidos para trabalhar como assistentes.

Para Wandreza, é ideal que as pessoas com deficiência tenham oportunidades de qualificação. “Nesse contexto, as organizações do terceiro setor desempenham um papel importante, viabilizando tal conjuntura para o público, seja por meio de projetos próprios, realizados junto ao setor público ou por meio de parcerias com o setor privado”, diz.

Preconceito
De acordo com a pesquisa Diversidade e Descriminação no Ambiente de Trabalho, feita pela consultoria Talento Incluir e a recrutadora de candidatos Vagas.com, no ano de 2018, 65% de pessoas que disseram se sentir descriminadas ou excluídas em seu ambiente de trabalho possuem algum tipo de deficiência. Ainda de acordo com o levantamento, 60% dos profissionais de RH afirmam que a empresa onde trabalham não possui programas internos de inclusão.

Na opinião de Wandreza, ações internas de conscientização sobre a importância da diversidade auxiliam na mudança da cultura da empresa e, naturalmente, no convívio com o contratado. “A mudança de mindset é imprescindível. Cabe ao gestor desenvolver um bom diálogo com seus colaboradores sobre o assunto, além de aplicar ações sociais internas na empresa, constantemente”, explica a especialista em projetos de inclusão social.

O Instituto Ser + é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2007 e tem como propósito desenvolver o potencial de jovens em vulnerabilidade social, com idades entre 15 e 24 anos, contribuindo com a sua formação integral, descoberta de talentos e conquista do primeiro emprego, por meio do programa “Jovem Aprendiz”.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

10 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago