A dependência química consiste na relação que uma pessoa tem com as drogas e na maneira como ela consome um determinado tipo de substância. Quando essa pessoa desenvolve comportamentos impulsivos para aliviar sensações em sua vida, o desenvolvimento de uma dependência pode ocorrer e afetá-la de uma forma geral.
As pessoas que sofrem com a dependência química podem ter que enfrentar preconceitos por parte da sociedade.
O que as pessoas precisam ter em mente é que a dependência química é uma doença, inclusive, ela já consta no Cadastro Internacional de Doenças (CID). Isso significa que o trabalhador que decidir passar por tratamento em um hospital pode ter acesso a um benefício.
No entanto, não é um caminho fácil ter acesso a um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e essa dificuldade está ligada ao preconceito. Outro detalhe, muitas vezes o dependente químico desconhece que tem direito ao benefício da Previdência.
Leia Também: Motivos que podem excluir você do Cadastro Único
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a dependência química como doença (transtorno neurológico crônico), o qual é progressivo e que pode acarretar em outras doenças.
Algumas substâncias podem causar dependência como as consideradas ilícitas: cocaína, heroína e anfetaminas. Também existem as chamadas lícitas como álcool, cigarro e até mesmo sedativos.
Essas pessoas podem ter acesso aos seguintes benefícios do INSS: auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária) e a aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente).
O benefício será concedido a pessoa que não consegue exercer suas atividades por mais de 15 dias devido a uma doença ou acidente de qualquer natureza.
Não basta estar doente para pedir o benefício. Para ter direito é preciso cumprir alguns requisitos e ainda passar por perícia médica.
Existem situações em que você não precisa contribuir para ter direito ao benefício. Neste caso, quando o segurado está no período de graça.
A aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) é bastante solicitada pelos brasileiros. Para ter direito, é preciso comprovar estar incapacitado de forma permanente sem ter condições de voltar ao trabalho.
Esse tipo de aposentadoria não exige um tempo de contribuição ou carência para que o pedido seja aceito.
Podem ter direito pessoas acometidas por doenças graves ou tenham sofrido algum acidente que impossibilite o trabalhador de continuar exercendo suas atividades laborais.
Para receber a aposentadoria por invalidez será necessário cumprir alguns requisitos:
A legislação previdenciária possui regras para que possa ser concedida a aposentadoria por invalidez. Neste caso, as regras a serem seguidas são:
Leia Também: Quem é MEI poderá ter rendimentos de até R$ 144 mil em 2023?
Você poderá solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente no aplicativo Meu INSS. Veja o passo-a-passo:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…