Fique Sabendo

Depois da proibição na pandemia, STF autoriza a retomada dos despejos e reintegrações

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou, por unanimidade, que os Tribunais Estaduais e Federais criem comissões de conflitos fundiários para tratar de despejos e desocupações coletivas de imóveis de forma gradual e escalonada. Com os impactos gerados pela pandemia de Covid-19, a lei 14.216/2021, que conferiu aos locatários de imóveis a suspensão de medida judicial, extrajudicial ou administrativa para a desocupação forçada coletiva em imóvel privado ou público, teve sua vigência prorrogada por três vezes, sendo a última até 31 de outubro deste ano.

Com a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, as comissões farão inspeções judiciais e audiências de mediação, de forma prévia e necessária à desocupação coletiva, englobando tanto as ordens a expedir como as já expedidas. “A determinação não foi acompanhada de datas de início ou fim para as implantações das diretrizes, o que reflete em uma prorrogação indefinida das ordens de despejos. Além disso, houve a exigência de que, durante as audiências, participassem o Ministério Público, a Defensoria Pública e, se existente, os órgãos responsáveis pela política agrária e urbana”, explica Leonardo Boaventura, sócio da LBZ Advocacia.

O advogado complementa que, como última medida social, serão ouvidos os representantes das comunidades afetadas, com o objetivo de fixar um prazo mínimo razoável para a desocupação, levando em consideração a necessidade de encaminhamento dos ocupantes dos imóveis a abrigos públicos e a não separação de membros de uma mesma família em qualquer caso. 

LBZ Advocacia, um escritório de advocacia com experiência de mais de duas décadas de mercado e composto por uma equipe dinâmica e talentosa, que oferece ao mercado soluções criativas e adequadas à realidade e necessidade de cada empresa. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

4 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

6 horas ago