Photo by @sitthiphong / freepik
O cidadão que estiver inadimplente poderá ter o CPF incluído nos cadastros dos órgãos de proteção ao crédito, entre eles o SPC e Serasa. O que leva você ter seu nome no cadastro do SPC ou Serasa?
Fique ligado, depois de cinco anos, sua dívida continua existindo e você deverá quitá-la.
Conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor e no Código Civil, é que após este prazo, o débito prescreve, e então o CPF do cidadão deve ser retirado das listas dos serviços de proteção ao crédito, ficando livre de qualquer restrição.
Entretanto, a dívida continua existindo, sendo cobrada pelo credor, por meio de ações jurídicas. Você então, precisa ficar atento, o débito em questão não será extinto, e a empresa poderá acionar a Justiça para fazer a cobrança.
O consumidor só terá o nome retirado das listas de restrição ao crédito no caso da dívida que tem mais de cinco anos. Porém, se houver outros débitos com tempo menor de atraso, o cidadão continuará negativado.
Em determinados casos, a inadimplência pode prescrever crime. Por isso, é necessário tomar cuidado com as dívidas existentes para evitar complicações, regularizando a situação o quanto antes.
A pessoa que quiser pagar seus débitos, mesmo aqueles que ultrapassaram os cinco anos, deverá entrar em contato com a plataforma Serasa Limpa Nome, que realiza a negociação de dívidas online, com descontos de até 95% e parcelas entre R$ 50 e R$ 100. Diversas empresas participam da ação, entre elas lojas de departamento, bancos, operadoras e universidades.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você é beneficiário do INSS deve estar ansioso para receber seus benefícios para aproveitar…
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…