Imagem por @beststudio / freepik
Dentre as maiores causas de afastamento no trabalho, está a presença de doenças mentais ou emocionais, o que inclui a conhecida depressão. A alta incidência de problemas de saúde dessa natureza, no mundo corporativo, deve-se em grande parte a características do mercado que valorizam exclusivamente o lucro, e promovem discursos de produtividade excessiva do tipo: “Trabalhe enquanto eles domem”.
No entanto, muitos ainda não percebem o quão danosa à saúde, tais linhas de pensamento podem ser. Em geral, essas filosofias são propagadas por “pseudo profissionais da saúde”, sem qualquer preparo para lidar e entender problemas ligados à saúde mental.
Ademais, ainda é muito comum encontrar ambientes corporativos com estigmas e preconceitos relacionados a transtornos mentais, de modo a taxar trabalhadores nestas condições, como alguém não resiliente às demandas e desafios do mercado. Como resultado, temos condições de trabalho marcadas por metas fora da realidade, pressões constantes, cobranças excessivas, e até mesmo abusos que se desdobram de diferentes formas.
Em resumo, tais conjunturas potencialmente podem contribuir para o adoecimento do trabalhador. Vale lembrar, que é um dever da empresa garantir um ambiente que promova a saúde e o bem-estar de seus funcionários.
Confira abaixo algumas medidas que podem ser adotadas por parte de empregadores/empresas, em combate a alta incidência de doenças no mundo do trabalho.
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…