Fique Sabendo

Deputados protocolam PEC que autoriza derrubada de decisões do STF

Com a adesão de 175 deputados federais, foi formalmente apresentada nesta quinta-feira (28) na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/2023, conhecida como PEC do equilíbrio entre os poderes. O deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) é o autor da proposta, que visa a modificação do artigo 49 da Constituição Federal. A alteração proposta permitiria ao Congresso Nacional revogar, por meio de uma maioria qualificada, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que ultrapassem os limites estabelecidos pela Constituição.

O deputado argumenta que a PEC tem como objetivo assegurar a independência entre os poderes, visando restabelecer o equilíbrio. Em sua perspectiva, o STF tem tomado frequentemente medidas que, na sua visão, extrapolam suas atribuições e interferem no poder legislativo.

Leia também: Quais as funções do Supremo Tribunal Federal (STF) diante a Constituição Brasileira

“Constantemente, observamos decisões do STF que vão de encontro ao que a legislação estabelece. O ativismo político do STF está prejudicando a democracia no Brasil”, ressalta Sávio, citando exemplos como a derrubada da tese do marco temporal das terras indígenas, bem como decisões relacionadas à descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação e ao porte de drogas para consumo pessoal.

“O Brasil já possui uma legislação que estipula as condições em que o aborto é permitido, mas o STF parece desejar inovar, excedendo seu papel e assumindo funções legislativas. Além disso, o STF busca legislar para liberar o uso de drogas no Brasil, apesar de já existir uma lei que classifica tal conduta como crime”, acrescenta o deputado. Ele também faz menção ao impacto sobre o direito de propriedade em relação ao marco temporal.

A PEC será objeto de discussão e votação em duas etapas em uma das casas do Congresso. Para ser aprovada, requer o apoio de três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49). A data da possível apreciação da proposta em plenário ainda não foi definida.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

13 horas ago