Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
A aposentadoria é uma grande meta para boa parte dos trabalhadores brasileiros, que sonham viver a terceira idade com um pouco mais de conforto financeiro. Essa segurança econômica é muito atraente para os bancos e instituições financeiras que realizam empréstimos consignados, pois existe uma certa garantia que o valor emprestado será pago. Uma prática muito comum, porém fraudulenta, acontece quando os aposentados ou pensionistas recebem descontos em seus benefícios por empréstimos consignados sem terem autorizado nada.
Vamos abordar melhor sobre esse tema no decorrer deste artigo.
O significado de consignado está vinculado à especificidade desse crédito. Ele é descontado diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS. É um tipo de empréstimo destinado a aposentados, pensionistas, trabalhadores em regime CLT, militares e servidores públicos.
As parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria. Isso quer dizer que uma parte da renda fica comprometida, antes de o dinheiro entrar na conta do cliente.
Por esse motivo é muito importante que o cliente reflita antes de contratar um empréstimo consignado, quando essa decisão é tomada por impulso, pode dificultar o planejamento e aumentar os gastos por causa das taxas de juros.
Sabemos que o empréstimo consignado não é um mau negócio, basta refletir sobre os prós e contras; mas ele pode acontecer sem a autorização do titular da conta, o que configura fraude. Nesses casos, o beneficiário pode entrar com uma ação judicial para obter a RESTITUIÇÃO da quantia descontada indevidamente, além de uma indenização por DANOS MORAIS.
A ação pode ser direcionada contra a instituição financeira, ou contra o INSS, que é o responsável por fiscalizar e autorizar os descontos nos benefícios.
Para que os aposentados e pensionistas saibam quando a dedução é indevida, basta entrar na plataforma Meu INSS. Nela o segurado tem acesso a muitos serviços e benefícios oferecidos pelo instituto, podendo consultar o seu histórico de crédito e acompanhar os detalhes de seu provento.
Através dessa ferramenta o beneficiário pode analisar os motivos que levaram às deduções em cada caso. Somente após essa verificação o aposentado ou pensionista poderá requerer a interrupção dos descontos e o ressarcimento da quantia.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…