Imagem por @freepik / freepik
Atualmente, os motoristas devem obedecer ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse documento estão contidas diversas determinações elaboradas para regular o comportamento e as ações dos condutores nas vias públicas do país.
Existem uma série de infrações que são passíveis de penalidades, muitas dessas punições recaem sobre os motoristas sob a forma de multas. Contudo, alguns condutores deixam de realizar o pagamento dessas multas, mas não sabem o que essa falta de pagamento pode ocasionar.
Quem comete infrações de trânsito e é autuado deve arcar com as consequências que normalmente se resumem a multas e pontos na Carteira de Habilitação. Alguns condutores podem até se recusar a realizar o pagamento, mas devem ter a consciência de que poderão ser prejudicados por esse tipo de comportamento.
A falta de pagamento de multas de trânsito pode fazer com que o condutor não consiga vender o automóvel no futuro. Isso pode ocorrer por o motorista ser impossibilitado de retirar documentos de licenciamento.
O documento de licenciamento que permite que o condutor circule com o automóvel só pode ser emitido quando todas as pendências estiverem em dia.
Além disso, o proprietário do veículo será impedido de realizar a transferência do bem para outro indivíduo enquanto essas questões não forem resolvidas.
Deixar de realizar os pagamentos pode fazer com que o valor seja elevado, isso ocorre porque existe uma data de vencimento da multa. Quem não efetuar os pagamentos pode acabar tendo seu nome inscrito na Dívida Ativa, além de acumular mais pendências financeiras.
Quem optar por não arcar com suas multas de trânsito deverá lidar com o nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC. O nome sujo pode impedir o condutor de ter acesso a serviços de crédito e financiamentos.
O nome do motorista também poderá ser registrado na Dívida Ativa, dessa forma ele passará a ser reconhecido como um mau pagador. Esse registro é a oficialização das dívidas em aberto.
Esse tipo de marcação faz com que os serviços sejam limitados, pode estimular o rompimento de contratos e torna quase impossível fechar negócios.
Quem quiser realizar o pagamento das pendências em aberto, poderá verificar as dívidas por meio dos aplicativos: Zul+ e app do Detran.
O aplicativo permite que os condutores parcelem as dívidas. É importante procurar manter as pendências em dia para que o valor não aumente devido a taxas de juros e atraso.
Redator: Iana Filizola
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…