News Yahoo

Deseja morar em Portugal? Saiba que a cidadania poderá ser emitida online

Diante dos recorrentes requerimentos pela cidadania portuguesa, o governo do país europeu, anunciou uma novidade que pode agilizar o processo para brasileiros que desejam levar sua vida para Portugal.

Em suma, a medida prevê a possibilidade de emissão da cidadania através de canais digitais. A ideia é agilizar a primeira etapa do processo, viabilizando que a pessoa interessada envie os documentos necessários para avaliação prévia, agilizando assim o procedimento. 

A novidade foi anunciada ao “Diário Notícias”, pelo Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares. Segundo ele, o procedimento digital deve começar a vigorar até final deste ano corrente. 

Ainda conforme o secretário, a medida busca reduzir a pressão colocada nos cartórios, frente aos recorrentes pedidos pela cidadania. Isto porque, tais requerimentos representam o serviço mais solicitado no Instituto dos Registos e Notariado (IRN), fazendo com que a concessão do direito seja demorada, quando comparada a pedidos de outra natureza. 

“Queremos disponibilizar a submissão de pedidos online. Este próximo momento vai retirar uma pressão grande sobre os serviços presenciais”, disse Tavares.

Outra boa notícia para os brasileiros trata-se da possibilidade de “pular” uma geração, facilitando assim a emissão da cidadania para dependentes de portugueses, na qualidade de netos. Antes, dentre outras exigências, era necessário comprovar a origem dos avós, por meio de documentos que comprovem que os mesmos residiam em Portugal. 

Como deve funcionar a emissão de cidadania online

De modo breve, com a nova medida, brasileiros poderão enviar o pedido de maneira online, através do site da justiça. A página, atualmente, já é utilizada para a averiguação dos pedidos, e deve contar com o serviço digital até o final de 2022, segundo Pedro Tavares. 

Neste primeiro momento, será feita uma avaliação prévia dos documentos enviados, todavia, a segunda etapa permanece da mesma maneira. Ainda sim, espera-se que o novo mecanismo contribua para evitar a demora para emissão efetiva da cidadania. As expectativas é que o processo seja semelhante à renovação do cartão cidadão e identidade portuguesa. 

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

6 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

6 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

6 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

6 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

7 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

7 horas ago