Chamadas

Desempregados vão poder receber auxílio de R$ 1.100

Os desempregados não são poucos no Brasil, segundo informações, atualmente o número de pessoas sem emprego chega a 14,7% (14,8 milhões de pessoas sem um trabalho). É a maior taxa de desemprego dos últimos tempos, conforme informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Photo by @ijeab / freepik

Estas pessoas não têm condições de se manter já que não conseguem entrar no mercado de trabalho. Foi pensando nisso, que o deputado Wilson Santiago (PTB-PB) sugeriu a criação de um fundo permanente de Geração de Emprego e Renda (Fuperger) e a instituição do Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda Mínima (Pronagem).

O Projeto de Lei (PL) n° 1022/21 de autoria de Santiago pretende oferecer um benefício de um salário mínimo por 12 meses aos trabalhadores desempregados. O valor de R$ 1.100 para os desempregados seria garantido pelo Pronagem.

A exigência é que o trabalhador que receber o benefício terá que inscrever-se em cursos de formação e capitação profissional com duração de 12 meses.

Os cursos deverão ser ofertados pelas escolas técnicas estaduais e pelos Institutos Federais, que fariam um convênio com a União. O trabalhador que não comparecer ao curso terá o pagamento do benefício cancelado.

Para receber o benefício, a pessoa precisará comprovar que está desempregada. Que recebeu seguro-desemprego e, não conseguiu outra atividade com registro em carteira.

Andamento do Projeto

Mas, atenção, isso é um projeto de lei, ainda não está em vigor. Isso porque, ainda estão estudando uma forma de financiar o projeto. Uma das alternativas seria o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) financiar, e também a criação do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF).

“É o caminho mais sensato para combater a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus e a desigualdade social”, disse Santiago se referindo ao projeto de lei.
O Projeto de Lei deve ser analisado agora pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contador, veja 5 dicas para aumentar seu foco no trabalho

Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…

3 horas ago

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

6 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

8 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

9 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

10 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

10 horas ago