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Para um desenho de estratégias e planejamento de sua execução, utiliza-se o método do Design Colaborativo (Collaborative Design), processo que se utiliza de conhecimentos prévios sobre modelos de gestão, unidos a hipóteses inovadoras sobre possíveis abordagens frente ao contexto apresentado pela organização.
Na Plano Consulting, constantemente utilizamos esse processo criativo para abordagem junto às organizações e às complexidades em seu contexto.
É vivenciado no design colaborativo o empirismo, que de maneira resumida, propõe o aprendizado pela tentativa, pela experiência na busca por uma solução. Esse é um método cada vez mais pertinente ao mundo organizacional, ainda mais no universo digital, regido à volatilidade.
No design colaborativo os relacionamentos estão embasados em “nós”, o que resulta em colaboração e utilização de exemplos (do passado e presente), que apresentam uma perspectiva do que poderia ser resgatado ou transformado.
Pode-se também, de uma maneira geral, pensar nesse método de trabalho como um estado de trabalho compartilhado.
O Design Colaborativo envolve quatro elementos: argumentação, evolução, associação e fusão.
Argumentação – está relacionada com os prós e contras da solução que está sendo estudada;
Evolução – Se relaciona com o “refinamento” da proposta;
Associação – Ocorre quando uma perspectiva leva a uma outra, gerando um insight;
Fusão – Resultado da similaridade entre duas propostas que permitem que sejam unificadas.
O principal objetivo desse processo de criação de uma estrutura organizacional, é gerar mais valor por meio da união de conhecimentos e recursos de várias empresas ou de departamentos em uma mesma organização.
O design colaborativo é um meio fazer com que as empresas se fortaleçam no mercado. Pode-se compreender esse processo também como um ambiente organizacional mais descentralizado nos negócios.
A tentativa de controle de todos os pormenores de determinadas atividades ou processos de negócios, perde força e dá espaço à delegação de responsabilidades para vários grupos em uma empresa.
Contar com equipes para a realização de tarefas e atividades de negócios é uma maneira de design colaborativo. Cada pessoa na organização trará um novo conhecimento específico dos processos operacionais da organização em prol de melhores estratégias.
Para a criação de estratégias mais assertivas, o design colaborativo se torna uma ferramenta indispensável.
É muito comum que empresas que produzem produtos ou serviços que isoladamente não gerariam muito retorno junto aos consumidores, criem um design colaborativo junto a empresas que possam tornar esses produtos/serviços rentáveis, como é o caso, por exemplo, de uma empresa que produz chips de dados e softwares de computador que se alia a empresas que produzem hardwares que armazenam e operam o software.
Do ponto de vista externo, o alvo mais comum para o design colaborativo é a cadeia de suprimentos (que movem o produto de um fabricante para as lojas de varejo a fim de que os consumidores possam ter acesso ao produto).
O design colaborativo nesse cenário é fundamental para garantir um ambiente flexível, em que distribuidores possam movimentar esses produtos por todo o mercado.
Independentemente do segmento de negócio, o design colaborativo é um processo fundamental para a criação de estratégias assertivas, que de fato, gerem bons resultados, além disso, nesse método, a cultura colaborativa se faz presente. Com o intuito da transformação, o design colaborativo é fundamental.
Por Plano Consulting, atuando no setor público e em grandes empresas, desde 2003
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