O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) está lançando uma cartilha inédita para promover a destinação do bem, que consiste na doação do valor devido ao Imposto de Renda (IR) para os Fundos da Criança, do Adolescente e do Idoso. Esta doação, que não tem custo adicional, é importante para a manutenção e continuidade das ações sociais municipais que prestam atendimento às populações consideras vulneráveis.
Leia também: Doação de Imposto de Renda para instituições filantrópicas é pouco utilizada
A Cartilha foi elaborada pelas Comissões do CRCSP – Ambiental Social e de Governança (ASG), Mulher e Jovem e traz informações sobre como ocorre a destinação das doações aos Fundos, bem como o passo a passo para sua realização. O material também responde a dúvidas dos contribuintes, em relação à malha fina, aos benefícios fiscais da doação, entre outros, além de abordar o papel do profissional da contabilidade nesse processo, que é fundamental para assegurar que a doação seja feita da maneira correta, especialmente para quem quer fazê-la pela primeira vez.
Para o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, essa iniciativa reforça o compromisso da entidade com as ações sociais dos munícipios, e com o contribuinte, que muitas vezes não tem conhecimento sobre essa prática. “A destinação do bem é um ato de amor com o próximo, e está aberta para pessoas físicas e empresas. Estamos trabalhando com afinco para promover essas doações com o objetivo de ajudar a construir um mundo melhor. Procure um profissional da contabilidade para auxiliar e verá que mesmo com pouco, podemos fazer muito”, afirma.
Leia também: Foi prorrogada Dedução do Imposto de Renda para doações a Programas de Saúde
O CRCSP faz um apelo aos profissionais que orientem seus clientes sobre o benefício, que não traz qualquer ônus ao doador, pois é restituída integralmente na próxima declaração. O valor destinado aos fundos é repassado a projetos sociais de instituições sem fins lucrativos voltados a crianças e adolescentes e a idosos. O prazo para realizar a doação completa, de 6% do valor do IR, acaba dia 29 de dezembro, após esse período, o contribuinte poderá doar somente metade do valor.
Cartilha sobre Destinação do Bem
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp