O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) orienta os proprietários de veículos a pagarem todos os tributos e débitos pendentes para obter o licenciamento do veículo e transitar de forma regular.
Um erro comum que as pessoas cometem é pensar que apenas o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já regulariza a circulação dos veículos.
No entanto, para completar a licença anual do veículo, é necessário IPVA, taxa de licenciamento e multas de trânsito pendentes.
Além disso, restrições administrativas ou jurídicas impedem o licenciamento de veículos, como alarmes de furto, bloqueios judiciais, pendências de comunicação de vendas e inclusão de pendências no caso de veículos financiados.
Após o pagamento de todas as taxas e débitos pendentes do veículo, o proprietário do veículo deve emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital em arquivo PDF ou imprimir o documento em papel A4, através do site do Detran em qualquer local de sua posse acessar a Internet e impressora.
Embora o porte de documentação seja opcional, o Detran orienta que os motoristas transitem com o licenciamento impresso caso seja abordado em uma fiscalização e o agente de trânsito não tenha meios eletrônicos disponíveis para fiscalizar o veículo online.
Se durante a vistoria for constatado que o condutor está dirigindo sem a habilitação do ano vigente, o veículo será apreendido e retirado, com multa de R$ 293,47.
Por isso, o Detran-MT ressalta que todas as dívidas em aberto devem ser quitadas para manter o veículo em dia e evitar possíveis transtornos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp