Distrito Federal

DF abre inscrições para 880 vagas de cursos de qualificação profissional

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) abriu, nesta sexta-feira (17), as inscrições para 880 vagas de qualificação profissional pelo projeto QualificaDF Móvel. As inscrições poderão ser feitas pelo portal da secretaria até o dia 28, por meio do preenchimento de formulário eletrônico.

Os cursos terão carga horária de 80 horas/aula e serão ministrados nos turnos matutino (das 8h às 12h) e vespertino (das 14h às 18h). As vagas serão distribuídas nas ocupações profissionais e quantidades indicadas no edital. Confira aqui as vagas disponíveis.

As unidades móveis estarão instaladas em quatro localidades do Distrito Federal: Samambaia, Riacho Fundo II, Ceilândia e Paranoá. Os endereços e referências de cada unidade móvel estão disponíveis no site da secretaria.

Para participar, é necessário ser pessoa física, brasileira nata ou naturalizada, ou estrangeira em situação regular no país. A prioridade para as vagas é para população negra, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, migrantes e demais minorias.

Os participantes devem ser residentes, preferencialmente, nas cidades ou macroterritórios onde as unidades móveis estarão instaladas e estar em situação de vulnerabilidade social, buscando qualificação ou requalificação profissional para acessar o mercado de trabalho. Além disso, é obrigatório o preenchimento de ficha de inscrição específica e ter 16 anos ou mais.

Leia mais: Distrito Federal disponibiliza 9,5 mil vagas em 40 cursos profissionalizantes gratuitos

Vagas para Jovens

Jovens com idade entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais para participar do curso, preenchendo um formulário específico disponibilizado no site da Sedet.

Podem participar beneficiários do seguro-desemprego, desempregados, trabalhadores informais e trabalhadores e/ou cidadãos idosos de até 70 anos que buscam espaço para se habilitar nas novas tecnologias e plataformas do mercado de trabalho.

O objetivo do projeto é oferecer oportunidades de qualificação profissional para os moradores do Distrito Federal e contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e preparados para o mercado de trabalho. O resultado final da pré-matrícula e a convocação dos candidatos para o início das atividades serão divulgados no site da Sedet a partir de 2 de março.

Fonte: Agência Brasília

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

9 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

19 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

19 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

19 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago