O Dia das Mães, que esse ano será comemorado no dia 12 de maio, é considerada a 2ª data mais importante do comércio. Isso porque já é tradição na maioria das famílias brasileiras aquele farto almoço de domingo com as matriarcas. Para o economista especializado em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, a projeção é que a celebração movimente um crescimento de 2,5% nas vendas dos supermercadistas durante esse período. “Com um planejamento estratégico, é possível, não apenas atender a alta demanda dessa época do ano, como também superar as expectativas de vendas”, esclarece o expert do varejo brasileiro.
Em 2023, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indicou que as vendas no Dia das Mães, apuradas entre os dias 8 e 14 de maio, caíram 4,2% em relação ao ano de 2022. Já no ano passado, esse número fechou com um aumento de 18% em relação a 2021. Para evitar prejuízos e aumentar o potencial de vendas neste ano de 2024, Rosadas oferece cinco dicas para obter lucro neste período. Veja abaixo:
– Utilize a técnica de cross-merchandising: “Posicionar produtos complementares e muito utilizados nessa data próximos um dos outros pode aumentar o desejo de compra do cliente e, respectivamente, o ticket médio de compra do seu supermercado, garantindo o crescimento das vendas. É uma estratégia simples de organização da loja, mas que pode ocasionar no aumento de até 50% das vendas”, ensina o economista especializado em gestão de supermercados.
– Promova a extensão do horário de funcionamento: “Como já é cultural que a maioria dos brasileiros deixe os preparativos para a última hora, promover a extensão do horário de funcionamento dos supermercados pode ser um grande diferencial para levar um maior fluxo de clientes para a sua loja e, consequentemente, aumentar as vendas”, destaca Rosadas.
– Prepare kits específicos e cestas de café da manhã para a data: “Montar cestas de café da manhã pode ser uma excelente opção de presente. É uma forma de oferecer conveniência, uma experiência em família e ainda aumentar o seu ticket médio no supermercado. Outra aposta para esse período e que foge do tradicional é elaborar kits de vinhos, de produtos fitness e até de itens de beleza para presentear”, orienta o expert em varejo.
– Exposição e ilha de presentes: “Colocar buquês de flores e outros pequenos presentes na entrada do supermercado ajuda a captar a atenção do cliente e seduzi-lo para a sua loja. Criar seções dedicadas a presentes dentro do supermercado também induz a escolha dos clientes e facilita a decisão de compra”, ensina Leandro.
Sobre Leandro Rosadas :
Economista formado pela UFRRJ, Leandro Rosadas tem uma carreira dedicada à consultoria e ao ensino no setor de varejo. Com sua experiência, ele se estabeleceu como uma referência em gestão de supermercados e outros formatos de varejo, tendo formado mais de oito mil proprietários de estabelecimentos no Brasil.
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