Chamadas

Dia do Consumidor: lojas realizam promoções para alavancar vendas

Hoje é comemorado o Dia do Consumidor, 15 de março. Trata-se de uma das principais datas de vendas do semestres. Isso porque, as principais lojas do varejo preparam uma semana inteira de promoções em busca de atrair os clientes e alavancar as vendas. Como mais um atrativo de vendas, os comerciantes estendem a data para toda a semana. De 14 a 20 de março é possível encontrar ofertas com descontos até 80% em alguns itens.

Os sites na internet são os mais procurados e os que mais investem em propagandas, buscando atrair os consumidores ávidos por bons preços.

Grandes lojas estão participando

A data é uma boa oportunidade para antecipar as compras para o Dia das Mães. Entre as marcas que participam desse evento, estão: Magazine Luíza, Buscapé, Decolar, Ricardo Eletro, Americanas, Havan, Carrefour, Netshoes, Submarino, O Boticário, Shopee, Casas Bahia, Amazon, Mercado Livre, Submarino, entre outras.

Durante toda a semana há um aumento nas buscas e vendas de itens nas categorias, como Moda & Acessórios,  Games & Eletrônicos e Telefonia & Celulares, eletrodomésticos. Bem como, Casa & Decoração, Cosméticos & Perfumaria e Alimentos & Bebidas.

Assim como em outras grandes datas promocionais, é preciso um bom planejamento para não exagerar nas compras. Pesquisar preços com antecedência, bem como, elaborar uma lista de compras, facilitam na hora de aproveitar as melhores ofertas.

Histórico do Dia do Consumidor

A data do Dia do Consumidor veio preencher uma lacuna entre as compras de final de ano e Dia das Mães, pois o mês de março era considerado um dos mais fracos em vendas, até então.

O dia 15 de março, não foi escolhida aleatoriamente. Foi nessa data, no ano de 1962, que o presidente americano John Kennedy, assinou um decreto reconhecendo os direitos dos consumidores.  Já, em 1985, foi reconhecida como uma data mundial pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O Dia do Consumidor como um evento promocional, chegou ao Brasil no ano de 2014 pelas mãos do site Buscapé, empresa líder em comparação de preços no Brasil. Já em sua primeira edição teve um faturamento de R$ 174 milhões, comprovando o sucesso da data.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

5 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

5 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

5 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

6 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

6 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

7 horas ago