Assim como as empresas e os negócios, o profissional da contabilidade contribui diretamente para o crescimento econômico e social do país. A dedicação de tempo, esforço e conhecimento são atribuições desse ofício do qual me orgulho pertencer.
Em suma, o carro chefe da nossa rotina surge da preocupação e do comprometimento com o trabalho e, consequentemente, a fonte de renda de milhares de pessoas.
De acordo com a última edição do Mapa de Empresas, painel com dados e indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país, o segundo quadrimestre de 2022 registrou 20.144.767 empresas ativas, entre elas matrizes, filiais e microempreendedores individuais (MEI)*. Nesse cenário é possível constatar a importância que o profissional da contabilidade exerce à economia brasileira.
Em algumas situações, ambos papéis são representados por um único profissional, o empresário contábil. Esteja ele no início da carreira, com uma rede de poucos clientes, ou com um empreendimento sólido, cuidando de grandes negócios, sua atribuição continua sendo a mesma: garantir que todo o conhecimento técnico e qualificado facilite e auxilie a vida do empresariado e seus colaboradores.
Nestes casos, o profissional possui as duas expertises, a de empreender e a de atuar para que outras empresas possam estar cada vez mais fortes.
Leia também: Dia do Empresário Contábil. Veja a importância deste profissional
Por isso, aqueles que decidem empreender na contabilidade precisam de coragem em dobro, pela responsabilidade que assumem pelo seu empreendimento e tantos outros aos quais sua empresa guia e assessora.
Compreender o papel relevante do empresário contábil vai além de um reconhecimento da classe, mas algo que precisa atingir toda sociedade.
Responsáveis por acompanhar o mercado, as alterações na legislação contábil e elaborar as melhores estratégias para seus clientes, o empresário contábil e seus colaboradores exercem um trabalho que é divisor de águas na vida de muitos negócios. Além disso, por estar dos dois lados, vive a realidade de seus clientes, enquanto lidera equipes que detém dados estratégicos sobre os empecilhos e oportunidades do negócio aos quais assessora.
Neste 12 de janeiro, Dia do Empresário Contábil, sobram motivos para fortalecer e valorizar, ainda mais, esse cenário empresarial do país. Parabenizo todos os meus colegas que atuam, diariamente, com muita resiliência e responsabilidade nas tarefas cotidianas, além de se dedicarem para o fortalecimento da classe, gerando empregos e área de atuação.
*Fonte: Base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Informações sobre o regime especial simplificado do Inova Simples estão disponíveis em gov.br/inovasimples.
Presidente do CRCRJ, Samir Nehme
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp