Você já tomou o seu café hoje? Com certeza sim! Ele é a bebida mais amada do país! Você sabia que o dia 24 de maio é o Dia Nacional do Café? A data marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil.
A principal região produtora de café do Brasil é o Sul de Minas. A região vem ganhando destaque nos últimos anos também na produção de cafés especiais. Hoje, quase 90% de todo o café especial produzido no país é exportado e consumido no exterior.
O consumo de cafés especiais no Brasil cresce 15% ao ano, ritmo quatro vezes maior que o dos cafés tradicionais! No mundo, a tendência também é de aumento.
O Brasil atualmente só perde para os Estados Unidos quando o assunto é consumo. Os americanos bebem mais café que os brasileiros. No entanto, nosso país continua sendo o maior produtor do mundo.
O café especial é o resultado de uma rede que deve seguir padrões de qualidade, rastreabilidade e sociais. É classificado como a maior qualidade do café em uma escala de pontos que pode ir até 100, devendo obrigatoriamente o café ter 80 ou mais pontos na análise para ser aceito como especial.
Os cafés especiais exigem cuidados e processos específicos, a fim de produzirem uma bebida “premium” – como é chamada, por oferecer condições especiais de cultivo e preparo.
O aumento da produção de cafés especiais também leva em consideração a sustentabilidade na cafeicultura brasileira.
Segundo a SCA (Specialty Coffee Association – Associação de Cafés Especiais) os cafés especiais em grão verde são 100% arábica e não podem apresentar nenhum defeito primário (grãos pretos, ardidos, fungados, material estranho, etc) e, no máximo, dois defeitos secundários (defeitos parciais).
Leia Também: Senacon Já Recebeu Mais De Mil Denúncias Contra Postos De Combustíveis
A origem do café no Brasil encontra-se no século XVIII. As primeiras mudas de café foram plantadas ainda nos idos de 1720, na província do Pará. A pessoa que teria trazido as primeiras sementes do café para o Brasil foi Francisco de Melo Palheta, após viagem à Guiana Francesa.
O café já era consumido desde a Antiguidade, quando os habitantes da Etiópia, na África, passaram a conhecer a planta. Depois disso, persas e árabes entraram em contato com esse hábito de consumo, passando o café a ser cultivado em várias partes do mundo. Alguns setores da sociedade europeia possivelmente passaram a beber café depois do século XVII, hábito que se expandiu rapidamente pelo continente.
Agora que falamos um pouco sobre a bebida mais saborosa do mundo: que tal um cafezinho bem saboroso!?
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…