Saúde

Diabetes: Como cuidar dos idosos que sofrem com a doença

Mais comum que muitos imaginam, o diabetes afeta milhões de pessoas e o cuidado para o controle da doença é fundamental para garantir qualidade de vida para pessoas com esta condição. No Brasil, mais de 16 milhões de pessoas são diabéticas, segundo a última edição do Atlas Mundial do Diabetes, sendo os idosos a grande parte dessa estatística.

A patologia é caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue e garante energia ao organismo. O avanço da idade pode ser um fator relevante para o aparecimento da doença crônica, como aponta a coordenadora técnica da Home Angels, maior rede de cuidadores de pessoas supervisionadas da América Latina, Janaína Rosa. “O envelhecimento da população, hábitos de vida não saudáveis e dieta inadequada são fatores associados ao aumento do diabetes, principalmente entre os idosos. Além da obesidade e do sedentarismo, pressão alta, colesterol elevado ou uso de certas medicações contribuem para o desenvolvimento da doença”, explica.

Além dos cuidados com a alimentação, essenciais para a promoção do bem-estar dos pacientes e controle da doença, exercícios físicos também são importantes para reduzir a vulnerabilidade e os riscos que o diabetes traz. “Os hábitos de vida de idosos diabéticos influenciam muito e praticar atividades que movimentam o corpo diariamente faz toda diferença no tratamento. Além de proporcionar bem-estar e relaxar a mente, ajuda a controlar a glicemia, a hipertensão e a dislipidemia. A prática também reduz a resistência insulínica e auxilia na perda de peso e na manutenção do que foi eliminado”, explica Janaína. 

Em determinados casos, com o avanço da idade, é natural que eles se sintam fragilizados e, se passam muito tempo sozinhos, é de extrema importância a atuação de cuidadores supervisionados. “Contar com um cuidado a mais nesses casos faz muita diferença na manutenção da saúde e bem-estar do paciente. Um idoso que possui cuidador se desenvolve física e mentalmente, pois é estimulado a isso. Além da garantia da manipulação correta de medicamentos, da companhia para consultas e exercícios”, completa.

A Home Angels surgiu em 2009 da união de ideias dos empresários Artur Hipólito e Marco Imperador.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

4 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

7 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

14 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

14 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

14 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

14 horas ago