Saúde

Diabetes: Saiba quais os riscos de manter a doença descontrolada

O Diabetes do tipo 1 é uma doença auto-imune, o indivíduo já nasce com essa incapacidade do pâncreas fabricar insulina, sem esse hormônio as células não conseguem transformar o açúcar do sangue em energia.

Já o Diabetes do tipo 2 é uma doença adquirida, ou seja, surge por conta de uma tendência hereditária somada aos maus hábitos de vida como sedentarismo, alimentação rica em carboidrato, o que atrapalha um funcionamento das células e as impede de metabolizar o açúcar do sangue.

O diabetes é uma doença silenciosa e afeta vários órgãos do nosso corpo, por exemplo os olhos e os rins, mas também pode afetar os vasos sanguíneos e as artérias.

Estima-se que meio bilhão de adultos sofrem com diabetes no mundo, no Brasil são quase 17 milhões de pessoas.

Leia Também: Auxílio Doença por Diabetes: Entenda o que é, Quem tem direito e Como conseguir no INSS

Sintomas e Diagnostico

No diabetes tipo 1, não existe insulina no pâncreas, porque é uma doença autoimune, os principais sintomas geralmente são em crianças e adolescentes que sentem sede excessiva, urina frequentemente, cansaço, fraqueza e perda de peso progressiva.

Já o diabetes tipo 2 que é o diabetes tipo do adulto, os principais sintomas são: fome exagerada a visão é afetada, formigamento nos pés, má cicatrização e infecções frequentes.

A importância do diagnóstico precoce nos diabéticos é muito grande. Porque quanto mais rápido o diagnóstico mais rápido o tratamento, o que leva a uma sobrevida maior.

Isso porque o diabetes pode levar à morte. Então como que você sabe que você tem diabetes?

No exame de sangue é possível acusar se você tem ou não a doença, a glicemia pode ser normal quando é abaixo de 100 mg/dl, ou pré-diabetes que é 100 a 125 mg/dl, ou diabetes que é quando está acima de 126,130, 200, 300 mg/dl.

Leia Também: 90% das pessoas com Diabetes tipo 1 devem desenvolver Doenças Oculares ao longo da vida

Riscos do descontrole

Quando o diabete não é controlado, vários órgãos podem ser afetados, como por exemplo o cérebro, porque as artérias podem ficar entupidas e você ter uma isquemia cerebral por exemplo.

Além disso existe a retinopatia diabética que é uma doença progressiva e que pode levar até a cegueira. Já no coração as artérias podem ser comprometidas levando a isquemia do coração, angina e até infarto.

Nos rins nós temos a insuficiência renal crônica levando o paciente a fazer tratamento de dialise e até transplante renal. Os nervos também são afetados podendo produzir a polineuropatia diabética.

Os nossos ossos podem ter osteopenia e osteoporose, e finalmente a pele que é o maior órgão do corpo humano, que acabam recebendo menos sangue e menos oxigênio, ficando extremamente ressecada.

Leia Também: Diabetes: Conheça melhor a doença que acomete 17 milhões de adultos no Brasil!

Tratamento

A melhor maneira de prevenir o diabetes tipo 2 é manter hábitos de vida saudáveis ​​e manter um peso razoável e não permitir que a gordura da barriga se acumule.

O tratamento para diabetes tipo 1 envolve o uso de insulina e medicamentos para ajudar a controlar os níveis de glicose.

Além da insulina, o paciente pode precisar ajustar sua alimentação e incorporar atividade física ao seu dia a dia para controlar o diabetes tipo 1 e evitar as complicações da doença.

O tratamento do diabetes tipo 2 começa com medicamentos que melhoram a sensibilidade das células à ação da insulina ou aumentam sua produção pelo pâncreas.

Se o tratamento clínico for insuficiente para controlar adequadamente a doença, a cirurgia metabólica pode ser indicada.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

9 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

20 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

20 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago