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O mercado de trabalho sentiu o impacto das mudanças trazidas pela pandemia. Mas a necessidade de se adequar não é de hoje.
Segundo o headhunter e escritor Joseph Teperman, os profissionais precisam reavaliar constantemente suas práticas, e modificar a forma como percebem e se posicionam no mercado.
Criador do conceito “anticarreira”, apresentado no livro Anticarreira – O futuro do trabalho, o fim do emprego e do desemprego, Teperman reforça a importância de identificar oportunidades e novas habilidades que possa desenvolver para ir além de uma carreira única.
Confira as 8 atitudes que todo profissional deve ter para fazer deste um ano mais promissor, gerando valor para si e para os outros.
Este é um modelo já ultrapassado de buscar novas oportunidades de trabalho, e as chances de ser contratado desta forma são mínimas.
Quem está contratando busca normalmente nessa ordem: (1) pessoas já conhecidas, (2) de dentro da organização (3) prestadores de serviço, (4) ou que tenham referências por uma conexão.
O que fazer, então? Amplie seu networking para ser notado, esteja presente nas redes e eventos, e mostre suas ideias e conquistas ao mercado.
Para o mercado o que importa é a atitude. É preciso estar em movimento: além de cultivar e ampliar o networking, também crie oportunidades e pense em novas formas de fazer – dentro ou fora de uma empresa.
Encabece projetos com amigos/colegas, seja ele um projeto voluntário, uma nova startup ou a venda um produto na internet. Encontre novas aplicações para o seu conhecimento, não fique parado!
Seja menos apegado a um papel profissional: “sou engenheiro e preciso atuar como tal”. Não! Você é uma pessoa com múltiplas habilidades, e é um desperdício passar a vida achando que só tem talento para desempenhar uma determinada função.
Um engenheiro também pode cozinhar muito bem e fazer sucesso no cenário gastronômico, não é mesmo? Os rótulos são muito limitantes, livre-se deles.
Ao identificar as outras habilidades, fica mais fácil buscar alternativas de trabalho e ir além do diploma. Para começar, pense em seu papel no mundo, naquilo que faz de melhor. Que problema você resolve?
Monte um projeto e vá em frente. Com a internet, as redes sociais, angel investors e tanta informação gratuita on-line, há muito o que fazer sem que você tenha de investir muito dinheiro.
Todo o conhecimento e habilidade existentes estão em constante transformação e evolução. Portanto, mantenha a mente aberta para as mudanças e continue os estudos para estar sempre atualizado.
Faça networking, participe de eventos e se interesse por coisas novas – interaja com pessoas de outras áreas. Foque nas soft skills (habilidades não técnicas) que serão cada vez mais valorizadas com a aceleração do uso de inteligência artificial e robotização. O futuro é digital, mas também é cada vez mais humano.
Para fazer com que as próprias habilidades e conhecimentos sejam sempre valiosos no mercado, é preciso diversificar o escopo de atuação. Isso significa ter também um plano B, um plano C… e até um plano Z! Ficar preso a apenas um ativo enfraquece, e o plano B normalmente está muito próximo do A.
Portanto, construir uma anticarreira é uma estratégia para ampliar a caminhada profissional, isto aumenta as possibilidades de gerar valor e diminui a fragilidade.
A economia de compartilhamento é uma forma fácil de colocar em prática seu portfólio anticarreira. Não faltam aplicativos para atuação em novas atividades nos mais diversos segmentos, basta ter um celular.
Exemplos: alugar um imóvel no Airbnb, ser motorista de Uber, Cabify, 99 Pop nas horas vagas, vender na Olx, Mercado Livre e Enjoei, ensinar o que sabe pelo YouTube ou Udemy, vender pratos de chef pelo Apptite, fazer entrega pela Rappi, Uber Eats, Rappido, entre outros.
Não importa se você for do mundo executivo e tiver um alto cargo. A melhor forma de aprender é fazendo, e colocar a mão na massa na crowd economy vai te deixar mais criativo e atualizado para resolver os problemas dos seus clientes de forma diferente.
A dinâmica de hoje no mercado de trabalho é a seguinte: as pessoas recomendam quem faz, quem mostra que está no mundo para resolver problemas e gerar valor. É neste sentido que Teperman aconselha a contribuir para o mercado, inclusive de forma voluntária.
Quando você brilha, as pessoas vão atrás de você. Por isso estar em movimento é tão importante. Ao aumentar o networking, você será visto, lembrado e recomendado para oportunidades.
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