Dicas de como ter uma gestão contábil eficiente / Imagem freepik
Os documentos contábeis têm a função de demonstrar a evolução do negócio ao longo do tempo, além de servir como formas de controle das finanças da empresa. Logo, têm uma grande importância para a gestão empresarial.
Quando tratamos de documentos contábeis muitos podem associar esses elementos exclusivamente à empresa de contabilidade do seu negócio. Mas, não é bem assim que funciona. Praticamente todos são gerados pela própria empresa.
É extremamente importante manter o compromisso e a disciplina na organização e no envio desses documentos periodicamente à contabilidade. A sua ausência ou irregularidade pode tanto prejudicar a gestão financeira, fiscal e contábil do negócio, como sujeitar a empresa a multas e sanções por falta de cumprimento de obrigações ligadas a eles.
Na leitura vamos explicar qual a documentação vital dentro de uma empresa, dicas de como organizar e a sua importância. Acompanhe!
Os documentos contábeis são todos aqueles que são base para a escrituração e registros obrigatórios, por isso, servem como comprovantes das movimentações realizadas.
Estão envolvidos diretamente com as entradas e saídas de recursos financeiros do empreendimento. Eles não podem conter rasuras e precisam ser arquivados em uma ordem cronológica conforme os lançamentos realizados nos livros contábeis.
A partir do acompanhamento de documentos contábeis, uma empresa pode evitar prejuízos estando dentro da legislação, evitando multas e sanções. Além de serem úteis por indicarem a evolução do negócio, contribuírem no controle de finanças e na tomada de decisões.
Há diversos documentos que servem de base para os lançamentos contábeis. Estão entre os principais:
Certo que todo o documento de uma empresa é importante, todavia podemos listar que os principais são:
Notas Fiscais: Esses são documentos oficiais que demonstram o faturamento da empresa, por isso, as empresas devem fazer a emissão de notas fiscais quando houver a venda de produtos e serviços, caso contrário, pode ser penalizada pelo crime de sonegação fiscal. Esse procedimento foi facilitado com a implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que obedece aos padrões de escrituração fiscal.
Documentos comprobatórios de despesas: na rotina das empresas está o pagamento de diversas despesas, como energia, internet, telefone, aluguel, conta de água, dentre outras. Então, esses pagamentos também devem ter apresentação para a contabilidade e lançados normalmente na escrituração contábil da sua empresa.
Extratos bancários: os extratos das contas bancárias da empresa também são documentos contábeis, visto que através deles registram-se as despesas e as receitas financeiras do negócio.
Documentos trabalhistas: as informações sobre os funcionários da sua empresa e as movimentações na rotina do departamento pessoal, como por exemplo, a folha de pagamento ou os contratos de trabalho também devem ser passar para o contador. Fazer a gestão dos documentos trabalhistas reduz o risco de ocorrência de eventuais reclamações trabalhistas.
Exercer a boa gestão documental não é fácil, mas é possível aplicar certas técnicas que permitem a condução do processo com eficiência.
Veja algumas dicas de como ter uma boa gestão:
A tecnologia ainda traz uma infinidade de benefícios para essa gestão, e com uma boa plataforma o empreendedor elimina trabalhos manuais e burocráticos, diminui a ocorrência de erros e agiliza os procedimentos.
Dessa forma, mantendo a documentação organizada e com tudo registrado dentro da empresa, o empreendedor evita dores de cabeça com possíveis ações judiciais ou problemas com a fiscalização.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…