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Dicas Jornal Contábil

Dicas de Marketing Contábil: Saiba mais sobre marketing de conteúdo

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Quando você precisa buscar informações sobre um determinado assunto, como por exemplo como “ferramentas indispensáveis para o escritório contábil”, seu primeiro passo, basicamente, será acessar a internet e, por meio de um buscador como o Google, digitar o que você quer encontrar. Pronto! Num instante uma lista de links, que podem responder suas dúvidas será apresentada e, muito provavelmente, você encontrá em algum deles a resposta que procura.

Como essas entidades (pessoas jurídicas ou físicas) que apareceram nessa lista conseguem isso? A resposta é inbound marketing. E o melhor: seu escritório contábil também pode (e deve!) fazer uso dele. As estratégias de inbound marketing são baseadas na promoção de ações que atraem os potenciais clientes até sua empresa. E as ações estratégicas do inbound marketing contábil precisam de um combustível em comum: conteúdo!

É aí que entra o marketing de conteúdo. Com base nele seu escritório contábil produzirá conteúdos de qualidade para impulsionar o as ações de inbound marketing, aumentando a presença digital e consequentemente os resultados de sua empresa. Para começar, é preciso disponibilizar um blog (dentro do seu site contábil) que vai armazenar informações de qualidade e conteúdos relevantes para engajar seu público. É esse conteúdo que vai definir como o negócio será encontrado ou descoberto por seus potencias clientes. Se um microempreendedor fizer uma busca na internet, por “escritório contábil estratégico”, a sua empresa contábil aparecerá na lista de resultados?

Confira como o marketing de conteúdo oferece os mecanismos certos para sua empresa ser encontrada pelo público que você deseja:

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1) Como usar o marketing de conteúdo na minha estratégia de inbound marketing contábil?

Primeiro você precisa saber o que escrever

Definir a persona e conhecer a jornada de compras, como você já leu aqui, são os primeiros passos para começar a fazer o marketing contábil digital do seu escritório. E eles serão diferenciais também para a qualidade do seu marketing de conteúdo.

Com essas informações bem estruturadas, você conseguirá direcionar seu planejamento e selecionar os temas mais impactantes para conquistar sua audiência. Além de personalizar a profundidade e forma de abordagem do conteúdo.

As empresas têm estado às voltas com mais uma obrigação do Fisco, a entrega do SPED ECF (Escrituração Contábil Fiscal), certo? Essa é uma excelente oportunidade para o contador atuar com um consultor de negócios, e também é um bom momento para publicar conteúdos com informações e orientações relevantes de como as empresas devem, se preparar para atender a obrigação. Além é claro, de contar com sua empresa contábil para ajudá-las nesse processo.

Depois, entenda como produzir conteúdo envolvente

Um requisito muito importante para seu escritório contábil fornecer conteúdo bem assertivo, é escolher o formato certo para passar as informações. O mais tradicional é o formato de post, que são aqueles conteúdos mais curtos e mais delimitados, que ficam disponíveis no blog do seu escritório. Pode optar também por um e-book, um livro em formato digital, composto de conteúdo mais detalhado sobre o tema abordado. Esse formato lembra uma revista com textos, imagens e gráficos que enriquecem as informações. Confira um exemplo aqui.

Existem ainda os whitepapers, conteúdos mais condensados, utilizados para apresentar resultados e outros elementos quantificáveis sobre um assunto. Os whitepapers são ótimas opções para apresentar um case de sucesso de um de seus clientes, por exemplo. Ainda nessa linha mais visual, você tem a opção dos infográficos, como esse, que são caracterizados por ilustrações explicativas sobre um tema ou assunto, que buscam transmitir a mensagem por meio de uma representação visual, apoiada por breves textos informativos.

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O eSocial, por exemplo, é um tema que está muito em alta, e que certamente deriva muitas pesquisas por parte dos empresários, preocupados em se preparar para atender as exigências e prazos estipulados. Por estar em evidência, esse é um assunto também abordado por muitos na internet. Que tal se seu escritório contábil utilizar um infográfico para demonstrar de forma bastante prática e dinâmica as etapas para as empresas se preparem para o atendimento ao eSocial? Diferente e atrativo, certo?

Ah, é muito importante também estar atento aos títulos dos seus conteúdos. Utilizar as palavras-chave – aquelas que certamente representam a necessidade de seu público-alvo, que despertam interesse da sua persona – nos títulos será um diferencial no posicionamento do seu escritório contábil nos resultados das buscas. Os títulos precisam ser atraentes também, chamar a atenção do leitor, e o conteúdo apresentado no texto, precisa entregar o que seu título diz. Assim você garante credibilidade junto aos seus leitores.

Além de envolvente, seu conteúdo deve ser relevante

Com estratégias de SEO –  Search Engine Optimization, é possível transformar o posicionamento de seu site e de seu conteúdo nos buscadores, como o Google. Lembra da persona, da qual falamos alguns parágrafos atrás? Ao conhecê-la, você sabe também quais os termos mais utilizados no seu dia a dia, e por meio dos quais ela fará suas pesquisas. Esses termos ou palavras-chave, quando utilizados da forma certa na produção de seu conteúdo, farão toda a diferença no marketing contábil digital do seu escritório.

Veja o exemplo de um gerente financeiro ou mesmo o dono de uma MPE. Ele vai ao Google, e procura por “como atender a ECF no prazo”. Sua empresa contábil oferece orientações e serviços para essa obrigação fiscal, e tem sem seu blog conteúdos que abordam o assunto e utilizam, na medida certa, os termos “ECF” ou “ECF no prazo”. Então, certamente você aparecerá na lista oferecida como resultado a pesquisa desse profissional.

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2) Quais objetivos meu escritório contábil pode alcançar com o marketing de conteúdo?

Com um bom planejamento de marketing de conteúdo, seu escritório contábil conseguirá manter seus clientes informados (com uma linguagem clara e de fácil entendimento) sobre novidades na legislação ou simplesmente fornecer dicas para facilitar a rotina contábil e financeira. Com marketing de conteúdo, você cultiva um relacionamento próximo com sua carteira, repassa conhecimento e conquista novos clientes.

É isso mesmo! Sua estratégia de inbound marketing contábil poderá usar seu conteúdo relevante para diferentes objetivos, tais como:

Geração de leads

Um lead é uma pessoa que demonstra interesse nos serviços oferecidos pelo escritório quando, por exemplo, ela se cadastra no seu site para continuar recebendo informações que você publica. É possível promover um material que ajude, por exemplo, as MPEs a fazerem seu orçamento anual, e para que elas tenham acesso, devem preencher um pequeno formulário. Aí está o contato. O marketing de conteúdo pode continuar a estreitar a comunicação entre esse lead e sua empresa, oferecendo conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos para essa pessoa e a empresa que ela representa.

Fortalecimento da sua marca

Philip Kotler define assim o valor de uma marca: “deve se diferenciar dos seus concorrentes tanto pela logomarca, qualidade do serviço, qualificação técnica dos profissionais e acima de tudo, pela construção e consolidação de sua identidade.” E a aplicação do marketing de conteúdo contribui nesse processo quando potencializa a construção e consolidação da imagem de seu escritório contábil, ao demonstrar o conhecimento, preocupação e o compartilhamento de informações relevantes por meio do conteúdo difundido em seu blog.

Relacionamento e retenção de clientes

Como fazer marketing contábil para se relacionar com seus cliente e estar sempre presente? Com campanhas voltadas a fidelização, por meio de conteúdos que ajudam seu cliente e avisam, por exemplo, sobre eventuais mudanças de legislação que estão por vir. Outras abordagens interessantes estão ligadas a ratificar seu conhecimento e autoridade no segmento, para que o cliente continue percebendo valor na relação estabelecida entre ele e seu escritório contábil. Compartilhar cases de sucesso de clientes, mostrando os ganhos obtidos por meio dos seus serviços é uma boa opção aqui. E lembre-se sempre de demonstrar o papel estratégico do contador para o crescimento das MPEs.

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Entender como fazer marketing contábil digital precisa fazer parte da agenda do contador do futuro. Com essa estratégia, ficará mais fácil gerenciar sua carteira, conquistar novos clientes, dar visibilidade para sua empresa contábil e ser visto para ser “clicado”.

Fonte: ContaAzul – Parceiro Jornal Contábil

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O Planejamento Tributário e a Recuperação de Créditos: Uma Abordagem Completa

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O planejamento tributário constitui uma ferramenta estratégica para qualquer empresa, independentemente de seu porte. Ao analisar a legislação vigente e identificar oportunidades de otimização, é possível reduzir significativamente a carga tributária, sempre dentro dos limites da legalidade.

Através de uma análise detalhada das operações e da legislação aplicável, é possível identificar oportunidades para minimizar o valor total de impostos pagos, otimizando a gestão financeira e garantindo maior previsibilidade dos custos. As informações obtidas por meio do planejamento tributário são fundamentais para a tomada de decisões estratégicas, como a escolha do regime tributário mais adequado, a definição de investimentos e a estruturação de operações.

Um planejamento tributário eficaz evita autuações e multas, proporcionando segurança jurídica ao negócio. Ao conhecer as obrigações tributárias e adotar as medidas adequadas, a empresa se protege de surpresas desagradáveis.  Por outro lado, evidencia também práticas irregulares, que por um motivo ou outro, resultaram no recolhimento a maior de tributos, que podem ser recuperados ou compensados, o que certamente trará um alivio nas contas da empresa.

A recuperação de créditos tributários consiste na identificação e solicitação da restituição de valores pagos indevidamente ao fisco. Essa prática legal pode gerar uma economia substancial para as empresas.

Dentre as principais situações que são identificadas são: Pagamento em Duplicidade (Ocorre quando um tributo é pago mais de uma vez.), Pagamento Indevido (Quando um tributo é pago por um fato gerador que não ocorreu ou quando a alíquota aplicada foi superior àquela prevista em lei), Interpretação Divergente da Legislação (A interpretação da legislação tributária pode gerar divergências entre a empresa e o fisco, levando ao pagamento indevido de tributos e até Benefícios Fiscais Não Utilizados (Muitas empresas têm direito a benefícios fiscais que não são utilizados por desconhecimento ou por falta de planejamento).

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É fundamental realizar uma análise minuciosa de toda a documentação contábil e fiscal da empresa para identificar os possíveis créditos tributários. O processo de recuperação de créditos tributários pode ser complexo e demorado. É importante acompanhar de perto todas as etapas para evitar atrasos e garantir a conclusão do processo.

Essa compensação só pode ser realizada com tributos da mesma espécie. Assim, o imposto de renda pode ser compensado com outros tributos federais, o salário educação pode ser compensado com INSS e assim por diante. Eventualmente há condições de ser recuperada em moeda corrente.

A contratação de um profissional ou empresa especializados em direito tributário é recomendada para garantir a segurança jurídica da operação e maximizar as chances de sucesso. O pedido de restituição deve ser elaborado de forma clara e objetiva, apresentando todos os documentos necessários para comprovar o direito ao crédito.

A recuperação de créditos tributários indevidamente pagos pode ser buscada por duas vias: administrativa ou judicial. A escolha da via mais adequada dependerá da natureza do crédito, do valor envolvido e das peculiaridades do caso concreto. A orientação de um especialista em Direito Tributário é fundamental para a otimização das chances de êxito.

Na via administrativa, o contribuinte, em regra, utiliza o Processo Administrativo Fiscal (PAF) para requerer a restituição ou compensação dos valores. Para empresas do Lucro Real ou Presumido, o Pedido de Restituição ou Compensação (PER/DCOMP) é o instrumento mais comum. Já para as optantes pelo Simples Nacional, o procedimento específico deve ser observado no portal e-CAC.

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A via judicial, por sua vez, é acionada quando a via administrativa se mostra infrutífera ou quando há necessidade de discutir questões complexas de direito tributário, como a natureza jurídica do tributo, a base de cálculo ou a incidência. A ação judicial permite ao contribuinte apresentar argumentos jurídicos mais robustos e obter uma decisão judicial com maior grau de segurança jurídica.

A recuperação de créditos tributários reduz a carga tributária da empresa em um determinado período, gerando uma economia significativa e gera uma injeção de caixa que pode ser utilizada para investimentos, pagamento de dívidas ou aumento da lucratividade. Com isso a empresa tem uma melhora em sua saúde financeira o que aumenta sua capacidade de investimento e crescimento.

Todavia, a equipe fiscal deve estar atenta, pois, na rotina diária, muitas oportunidades podem ser perdidas e o prazo pode expirar sem que a empresa consiga recuperar seus créditos tributários.

Por exemplo, com a prescrição, o contribuinte perde o direito de recuperar o crédito tributário. De acordo com o artigo 168 do Código Tributário Nacional (CTN), a prescrição ocorre após 5 anos.

O prazo começa a contar a partir da data do lançamento do crédito tributário, ou seja, da sua constituição definitiva. Por isso, é importante destacar que a constituição definitiva do crédito não é suficiente para impedir sua prescrição — é necessário que o crédito seja utilizado ou solicitado dentro do prazo de 5 anos.

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Conclusão

O planejamento tributário e a recuperação de créditos tributários são ferramentas estratégicas que, quando utilizadas em conjunto, otimizam a gestão financeira das empresas, garantindo maior sustentabilidade a longo prazo. Ao investir em um planejamento tributário eficiente e buscar a recuperação de créditos tributários, as empresas podem reduzir custos, aumentar a lucratividade e fortalecer sua posição no mercado.

É fundamental ressaltar que o planejamento tributário e a recuperação de créditos tributários devem ser realizados de forma legal e ética, sempre em conformidade com a legislação vigente. A busca por vantagens fiscais ilegais pode gerar sérios problemas para a empresa.

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Destaque

4 Filmes imperdíveis para Profissionais de Finanças

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No universo das finanças, encontram-se diversos desafios e dilemas que não se restringem apenas a questões de relatórios, números ou gráficos. Além disso, é necessário que, para aqueles que atuam em áreas financeiras, haja grande perspicácia e atenção redobrada em diversos momentos. Olhando sob essa perspectiva, fizemos uma lista com 4 filmes que todo financista deve assistir e que trazem consigo olhares importantes sobre essa área.

O Poderoso Chefão (1972)

Para começar a nossa lista, trouxemos um clássico de 1972: O Poderoso Chefão. À primeira vista, pode parecer que um filme sobre uma família mafiosa não tenha muito a ver com finanças ou negócios, não é mesmo? No entanto, a obra de Francis Ford Coppola nos oferece lições valiosas sobre negociação, liderança e confiança, conceitos fundamentais no universo empresarial.

No mundo dos negócios, o relacionamento e a habilidade de negociar são tão importantes quanto o produto ou serviço oferecido. O filme destaca a importância de construir alianças estratégicas, seja com parceiros, clientes ou até mesmo concorrentes. A confiança, como mostrado através das complexas interações entre os personagens, é um ativo valioso e, quando bem construída, pode ser a base para o sucesso de qualquer empreendimento.

Além disso, O Poderoso Chefão nos ensina que a cautela é crucial. Em um ambiente corporativo, fazer negócios viáveis e sustentáveis é essencial para garantir a continuidade do trabalho. O filme nos lembra que, apesar da necessidade de tomar decisões rápidas e assertivas, é preciso ponderar e evitar riscos desnecessários.

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Onde assistir: Netflix

A Grande Aposta (2015)

Continuando nossa lista, chega o momento de falar de A Grande Aposta, um filme que retrata de maneira impactante e realista a crise financeira de 2008. Embora o enredo gire em torno da falência do mercado imobiliário dos Estados Unidos, ele oferece profundas lições sobre o mundo das finanças, especialmente sobre a análise de riscos, a importância da visão estratégica e as consequências de ignorar sinais de alerta.

O filme é uma adaptação do livro de Michael Lewis e segue a história de investidores que, ao perceberem a bolha do mercado imobiliário, tomam a ousada decisão de apostar contra os gigantes financeiros que estavam promovendo a “ilusão” de um mercado saudável. Essa postura, considerada arriscada e contra a corrente, acabou sendo a chave para o sucesso deles, mas também revelou a cegueira dos principais agentes financeiros diante do que estava prestes a acontecer.

Onde assistir: Prime Video

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A Incrível História de Henry Sugar (2023)

Em nossa lista de filmes indispensáveis para quem trabalha em finanças, chegamos em A Incrível História de Henry Sugar, uma adaptação da obra de Roald Dahl, dirigida por Wes Anderson. Embora o filme tenha uma narrativa surreal e fantasiosa, ele transmite lições valiosas sobre o poder da disciplina, do foco e da transformação pessoal — todos elementos que podem ser aplicados de maneira prática no mundo das finanças e no empreendedorismo.

A narrativa segue Henry Sugar, um homem rico e egoísta que, ao descobrir um método para ver através das coisas, decide usar esse poder para enriquecer ainda mais. No entanto, ao longo do filme, ele passa por uma jornada de autodescobrimento que o leva a questionar suas intenções e o valor do que realmente importa na vida.

Onde assistir: Netflix

Grande Demais para Quebrar (2011)

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Grande Demais para Quebrar (Too Big to Fail, 2011) é uma adaptação cinematográfica do livro de Andrew Ross Sorkin, que detalha os acontecimentos da crise financeira de 2008 e os fatores que levaram ao colapso de algumas das maiores instituições financeiras do mundo, com destaque para o Lehman Brothers, um dos bancos mais antigos e importantes do mercado de investimentos global. O filme mergulha nas complexas negociações entre os líderes do governo dos Estados Unidos, as grandes corporações bancárias e as autoridades financeiras que estavam tentando evitar um desastre financeiro ainda maior.

A narrativa do longa-metragem segue de perto os bastidores da crise, mostrando como as decisões tomadas em momentos de grande pressão afetaram não apenas o sistema bancário, mas também a economia global como um todo. A produção foca nas reuniões tensas, nos cálculos de risco e nas ações desesperadas dos principais protagonistas

Onde assistir: Max

Os filmes selecionados oferecem uma análise sobre temas cruciais do mundo das finanças, como negociação, análise de riscos, liderança, e tomada de decisões estratégicas. Cada obra, com sua narrativa única, proporciona lições que vão além da tela, convidando profissionais da área financeira a refletirem sobre o comportamento humano, o impacto de escolhas audaciosas e os desafios enfrentados em tempos de crise.

Leia mais sobre: 12 livros para contabilidade para inspirar e ajudar na carreira

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Carreira

A Profissão de Contador Sempre foi fascinante. Veja Filmes e Séries com estes Profissionais

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A representação de contadores em filmes e séries tem ido além dos estereótipos tradicionais, oferecendo uma visão mais profunda e variada dessa profissão.

Mergulhando em histórias que variam de dramas intensos a comédias leves, esses personagens mostram que a contabilidade pode ser o pano de fundo para narrativas complexas e envolventes. Vamos explorar uma lista ampliada de obras que destacam a figura do contador de maneiras únicas:

filmes contador

Filmes

  1. “O Contador” (2016): Ben Affleck estrela como um gênio matemático que trabalha como contador forense para organizações criminosas, mostrando uma faceta única da profissão.
  2. “Stranger than Fiction” (2006): Esta comédia dramática coloca um auditor fiscal em uma situação inusitada, onde a sua vida começa a ser narrada por uma voz que só ele consegue ouvir, levando a uma reflexão sobre existência e escolhas pessoais.
  3. “A Serious Man” (2009): Um contador envolvido em dilemas éticos e legais desempenha um papel chave neste filme dos irmãos Coen, enriquecendo a trama com sua complexidade moral.
  4. “Ghostbusters” (1984): Embora conhecido por suas cenas de comédia e ação sobrenatural, o filme apresenta um personagem contador, Louis Tully, cuja transformação e envolvimento na história trazem um toque humorístico à sua profissão.
  5. “The Shawshank Redemption” (1994): Andy Dufresne, um banqueiro acusado injustamente de homicídio, usa suas habilidades contábeis para ganhar a confiança dos guardas e do diretor da prisão, desempenhando um papel crucial na sua história de redenção.

Séries

  1. “Breaking Bad” (2008-2013): A série aclamada pela crítica destaca a esposa do protagonista, Skyler White, que se torna uma contadora habilidosa em lavagem de dinheiro, mostrando a adaptabilidade e astúcia necessárias na profissão.
  2. “Ozark” (2017-2022): Centrada em Marty Byrde, um consultor financeiro e contador, esta série explora como ele navega pelo perigoso mundo do crime para proteger sua família, utilizando suas habilidades contábeis de maneiras inesperadas.
  3. “The Crown” (2016-): Embora focada na família real britânica, a série ocasionalmente toca em aspectos financeiros e contábeis que afetam o reino, destacando a importância da contabilidade até nos mais altos escalões do poder.
  4. “Parks and Recreation” (2009-2015): Esta comédia televisiva apresenta um personagem recorrente, Ben Wyatt, que começa sua carreira como um jovem prefeito antes de se tornar um contador. A série brinca com os clichês da profissão, mas também mostra sua importância fundamental em administração pública.
  5. “Better Call Saul” (2015-2022): Prequela de “Breaking Bad”, a série inclui personagens que lidam com finanças e contabilidade de maneiras que influenciam diretamente a trama, embora de forma mais sutil que sua série irmã.

Estas obras não apenas destacam contadores em cenários variados, mas também demonstram a versatilidade e a importância da profissão.

Eles podem ser heróis, vilões, ou figuras cômicas, mas em todos os casos, são essenciais para o desenvolvimento da história.

Ao explorar esses filmes e séries, percebemos que a contabilidade, longe de ser um mero pano de fundo, pode ser o coração de narrativas fascinantes e multidimensionais.

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