Uma rede com mais de 300 milhões de profissionais ligados, onde quase metade acessa diariamente; uma plataforma com mais de 3 milhões de páginas de empresas e com 2 novos usuários a cada segundo. O LinkedIn, que em 2015 celebra o seu 12º aniversário, tem ajudado profissionais de todo o mundo a conseguirem os seus objetivos de negócio através do networking e é, hoje em dia, um dos maiores agregadores de talento do mundo atual.
Se não restam dúvidas que a plataforma é um canal de excelência para a identificação e captação de talento, a verdade é que existem detalhes e possibilidades nesta ferramenta que escapam aos seus usuários. Com o objetivo de ajudar os profissionais a melhorar a sua identidade digital,compilamos 12 dicas que ajudam os “internautas” a construir a sua marca pessoal e a consolidar as suas relações no LinkedIn.
1. Escolha a fotografia certa
O LinkedIn não é o Facebook nem o Twitter; o LinkedIn mexe com os negócios, e isso requer um tratamento diferente, até na escolha da imagem. Opte por uma fotografia discreta e profissional.
2. Preencha toda a sua informação de contacto.
Assegure-se de que qualquer pesso possa entrar em contato consigo, por celular ou email, ou até mesmo através de outras redes sociais onde esteja presente. E não se esqueça: crie o seu próprio url no LinkedIn, assim será mais fácil chegar até ao seu perfil através dos resultados de pesquisa do Google!
3. Faça atualizações e diversifique os conteúdos que partilha.
Junte documentos, apresentações, imagens ou vídeos à showcase do seu perfil, partilhando conteúdos que demonstrem a sua experiência profissional. É uma oportunidade única de tornar reais as suas qualidades e competências!
4. Não se esqueça do seu percurso acadêmico.
Assegure-se de que incluir toda a informação sobre a sua passagem pela vida escolar e universitária, assim como os seus contatos de ex-colegas.
5. Fale sobre as suas experiências de voluntariado.
As causas que defende, assim como os projetos de voluntariado que desenvolve, são uma forma excelente de mostrar quem realmente é.
6. Construa o seu networking de uma forma assertiva.
Adote uma estratégia de contatos inteligente, centrando-se em 4 tipos de afiliação: amigos e família, contatos escolares e universitários, relações profissionais (colaboradores, clientes, fornecedores, profissionais do setor, etc.) e ainda contatos relacionados com as suas atividades de voluntariado.
7. Adote uma estratégia para criar e gerir a sua rede de contatos.
Há algumas pessoas que aceitam qualquer pedido de conexão; há outras que não. Opte pelas melhores práticas: esteja conectado com as pessoas a quem pode realmente trazer algum valor acrescentado ou que lhe podem trazer algum valor para si.
8. Melhore e atualize o seu perfil para tornar-se mais visível.
Escolha uma fotografia, faça um pequeno resumo, adicione as suas competências, peça recomendações, faça parte de grupos e, acima de tudo, faça atualizações com conteúdos relevantes sobre as suas áreas de interesse. Quando mais atividade tiver, mais será visível pelos seus contatos e pela rede!
9. Transforme aquela “pilha” de cartões devisita que tem em cima da mesa em conexões no LinkedIn.
Sempre que vai a uma reunião ou conhece alguém numa conferência ou num encontro de trabalho, adicione esse contato na rede. Será assim mais fácil entrar em contato no futuro.
10. Publique conteúdos temáticos que lhe permitam fortalecer a sua reputação dentro de uma área de especialidade.
Partilhe as suas imagens, vídeos, documentos ou apresentações, ou então seja compartilhador de artigos relevantes sobre aquilo que mais o fascina. Lembre-se sempre que há conteúdos aos quais ninguém resiste: frases inspiradoras, momentos de celebração no trabalho, sugestões de leitura ou notícias, ou experimente lançar um debate sobre algum tópico inquietante!
11. Selecione as pessoas com que deseja estar conectado.
As conexões no LinkedIn são o fator mais determinante na escolha de candidatos para posições relevantes! Ao contrário das formas de recrutamento mais tradicionais, o LinkedIn permite ver a rede de contatos dos diferentes candidatos, o que pode ser fundamental em funções de topo.
12. Siga as empresas que lhe interessam ou nas quais deseja trabalhar um dia!
É uma forma de se familiarizar com os conteúdos e com o estilo de comunicação destas organizações, e uma oportunidade de se preparar para uma eventual entrevista. Não há nada melhor como saber o que as empresas partilham sobre o seu negócio!
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