Economia

DIFAL ICMS: Conheça os impactos dessa cobrança

No mês de janeiro deste ano (2022) foi regulamentada a cobrança do DIFAL ICMS, e o DIFAL gerou bastante polêmica entre os estados e os contribuintes, entretanto, destacaremos neste artigo o impacto dessa cobrança na economia dos brasileiros.

O DIFAL ICMS (diferencial de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) foi regulamentado pela Lei Complementar 190/2022, no dia 4 de janeiro de 2022 e vem gerando muitas discussões.

No artigo de hoje explicaremos os Impactos do DIFAL ICMS na economia dos brasileiros. Se mantenha informado!

O DIFAL ICMS

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 04/01/2022, a Lei Complementar 190/22, que regulamenta a cobrança do DIFAL ICMS sobre vendas de produtos e prestação de serviços ao consumidor final localizado em outro estado.

Ficou estabelecido que, em transações entre empresas e consumidores não contribuintes de ICMS de estados diferentes, caberá ao fornecedor recolher e repassar o diferencial para o estado do consumidor.

A nova Lei altera a Lei Complementar nº 87/1996, para regulamentar a cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) nas operações e prestações interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte do imposto.

Os impactos desta mudança

As mudanças na cobrança do DIFAL afetam diretamente a economia, essas alterações vão gerar receitas menores para estados e municípios, e isso pode afetar aspectos relacionados com a saúde e educação destes locais. 

“Sem dúvida, é um fator preocupante neste período de crise que vivemos. Afinal, poderia agravar ainda mais os quadros de desemprego e empobrecimento do povo brasileiro”, afirmou o economista, Yvon Gaillard.

Yvon afirma que a medida traz um regime fiscal privilegiado para os maiores e-commerces, em prejuízo da maioria dos comércios, que é composto por lojas físicas e iniciativas locais diversas.  

“As vendas interestaduais teriam uma alíquota de ICMS em média 30% menor do que as vendas dentro do estado”, explicou o economista.

“Não pagar o tributo pode empobrecer ainda mais a economia e o mercado consumidor, gerando um impacto negativo inclusive nos e-commerces — setor que já acumula desvalorização média no preço da ação na B3 em 2021 na casa dos 70%”, contou Yvon.

Essas mudanças impactam diretamente a economia dos estados e municípios, além disso, elas têm ocasionado diversas discussões entre os contribuintes e os estados, tudo indica que essas discussões vão continuar, por conta dos impactos na economia

De Portal Contábeis, adaptado por Matheus Vinicius para o Jornal Contábil

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

33 minutos ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

55 minutos ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

1 hora ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

2 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

2 horas ago

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

3 horas ago