Imagem por @monsterstudio / freepik
Os departamentos administrativos, chamados backoffice, de uma organização desempenham papel importante no processo de maturidade digital da empresa como um todo. É o que revela a pesquisa inédita “Acelere o impulso digital e transforme seu ambiente de trabalho com a digitalização de documentos: um destaque para o Brasil”, da Adobe Document Cloud e Forrester Consulting, lançada nesta quinta-feira.
A pesquisa entrevistou líderes brasileiros de TI e negócios responsáveis pelo backoffice e descobriu que para 74% a digitalização de documentos é crucial para a maturidade digital da empresa, ao proporcionar ganhos em agilidade e eficiência operacional. Entre as melhorias diárias da automatização está o processamento mais rápido de documentos (62%), maior flexibilidade de fluxo de trabalho de documentos (62%) e melhor capacidade de consumir e pesquisar conteúdos (54%).
“O Brasil ainda tem uma cultura organizacional muito baseada em papel de forma geral, o que torna a burocracia maior sem necessidade. Além disso, é notório quanto a digitalização de fluxos documentais, que envolvem desde o arquivamento em nuvem até as assinaturas eletrônicas, podem contribuir para uso de recursos avançados como IA, machine learning e até dados”, afirma o gerente de Canais Adobe Document Cloud, Eduardo Jordão.
Como exemplo, o executivo destaca outro dado pesquisa: para 66% dos entrevistados, a digitalização de documentos é usada para melhorar a acessibilidade dos dados, e 42% impulsionaram suas funcionalidades de análise de dados e insights para uma melhor tomada de decisão. Como consequência, os gestores estão percebendo o valor de investir em mais tecnologias que os preparem para o futuro.
Entre os participantes do estudo, 72% deram grande importância à migração para a nuvem (72%), à expansão dos recursos de automação (68%) e à adoção de tecnologias emergentes (56%). A integração dessas tecnologias com a digitalização de documentos pode criar novas oportunidades de negócios e receitas, além de melhorar a maturidade digital.
Eduardo Jordão ressalta também que a automatização de processos documentais também melhora a experiência do cliente (CX). “Quando falamos do usuário na ponta final, nos referimos também a toda a sociedade que usufrui de diversos serviços públicos que poderiam ser mais ágeis com a digitalização de documentos nas instituições públicas.”
O estudo da Adobe Document Cloud revela que 66% dos tomadores de decisão do Brasil relataram que a realização de processos online de documentos aumenta a satisfação do cliente, proporcionando uma experiência multicanal e sem atritos. A CX aprimorada se traduziu em melhores resultados financeiros por meio do reconhecimento acelerado de receita (64%).
“O uso da digitalização de documentos para unificar a CX continuará desbloqueando oportunidades de negócios e aumentando as receitas de vendas para organizações do Brasil, visto que 70% dos tomadores de decisão afirmaram que seus clientes desejam alternativas e interações digitais melhores”, conclui.
A Adobe está mudando o mundo por meio de experiências digitais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…