A pandemia do coronavírus e a quarentena no Brasil fizeram a tecnologia se tornar uma aliada quase que indispensável no cotidiano de empresas que querem sobreviver ao “novo normal”.
Diante desse cenário, todos os setores da economia foram afetados, o que fez com que empresários estudassem novas estratégias para conseguirem se manter no mercado.
A partir disso, muitas empresas começaram a avaliar que é importante trazer tecnologias e novas ferramentas para obter maior eficiência no trato comercial, desde a prospecção de novos clientes, primeiro contato, até o fechamento do acordo.
Segundo pesquisa da McKinsey, o faturamento do e-commerce voltado para o mercado B2B cresceu 62% no Brasil durante a pandemia da Covid-19.
A sigla B2B significa business to business, ou seja, empresas que oferecem produtos e serviços para outras empresas, ao invés do consumidor final. Mas, quais são as estratégias que fizeram esse mercado ter tanto destaque?
Mesmo antes de enfrentar a pandemia, já era raro e caro ter no departamento comercial aquela prática antiga de visitar clientes com um catálogo embaixo do braço e oferecer seus serviços ou produtos.
Hoje em dia, é muito mais eficiente um contato de apresentação por e-mail, telefone ou rede social, com o objetivo de captar aquele cliente potencial.
Quando essa lógica é aplicada às empresas que atuam no mercado B2B, ter dados atualizados e precisos – o chamado mailing – é fundamental.
Isso garante uma abordagem mais precisa, evitando que o comercial “bata na porta” de um cliente desinteressado no que a empresa tem a oferecer.
Maucir Nascimento, cofundador da Speedio, uma plataforma de geração de leads B2B, que utiliza Big Data e Inteligência Artificial para uma prospecção mais assertiva, esclarece que a digitalização é fundamental para continuar alcançando novos clientes, mesmo com as adversidades apresentadas em consequência da pandemia.
“Para ter mais assertividade, é imprescindível já ter traçado um perfil de cliente ideal através de dados consistentes e, a partir desse perfil, determinar os próximos passos da chamada prospecção ativa”, diz.
Através do sistema é possível catalogar dados relevantes e atualizados de inúmeras empresas ativas do Brasil, municiando o departamento comercial com informações relevantes para alavancar as vendas.
Além disso, também é possível “clonar” clientes, ou seja, ao inserir a cartela de clientes ativa, a ferramenta identifica outros negócios com perfil semelhante, consequentemente com grandes possibilidades de se interessar pelo que é oferecido.
A busca por novos clientes tem basicamente dois meios: ativa e passiva. Na passiva, chamada de inbound marketing, a intenção é atrair clientes, criando conteúdos e ferramentas para gerar interesse.
No outbound marketing, a abordagem é mais direta, com foco nos potenciais clientes identificados.
O outbound marketing é uma estratégia de atuação muito presente no mercado, sendo identificada não só no contato direto via telefone ou e-mail, mas também em propagandas de TVs, rádio, YouTube, mídias sociais e anúncios em sites e no Google.
Para isso ser feito de maneira eficaz é necessário trabalhar o conteúdo e o formato da abordagem, para assegurar que o decisor, ou seja, o responsável direto por fechar as parcerias, seja impactado pelo que a empresa tem a oferecer.
Nesse momento, ter dados atualizados e que façam intersecção com a carteira de clientes já ativa é decisivo para o sucesso da estratégia.
“Está tudo conectado: a geração de leads, ter um website bem estruturado, um bom disparador de e-mails e, claro, um conteúdo que chame a atenção e seja capaz de atrair o cliente da maneira esperada”, argumenta Maucir.
Maucir Nascimento elenca três estratégias de outbound marketing para alavancar as vendas:
Por Speedio é uma plataforma de geração de leads B2B que tem como missão facilitar o trabalho de prospecção ativa/marketing outbound.
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