Foto: Freepik / editado por Jornal Contábil
O Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central permite o resgate de dinheiro “esquecido” em bancos e demais instituições financeiras em contas inativas de bancos, corretoras, fintechs ou consórcios.
Em 2022, o programa de valores a receber do Banco Central chegou a liberar em sua primeira fase R$ 3,9 bilhões a cerca de 30 milhões de pessoas físicas e jurídicas.
Todavia, já estamos na segunda semana de 2024 e milhões de brasileiros ainda não resgataram seus valores a que tem direito. De acordo com o BC, ainda há R$ 6 bilhões no Sistema de Valores a Receber.
O SVR é um sistema de consultas que permite ao correntista saber se tem dinheiro a receber por contratos encerrados com saldo ou por cobranças indevidas, por exemplo. Caso haja recursos nas contas, é possível pedir o resgate. A transferência ocorre por Pix.
Leia também: BC Receberá Site Exclusivo Para Consulta Ao Sistema De Valores A…
Para saber se há valores para receber, inclusive de pessoas falecidas, basta consultar a página do Banco Central, que também tem informações sobre como solicitar a devolução dos valores.
Siga os passos abaixo:
É importante ressaltar que o Banco Central não envia links e não entra em contato diretamente com o beneficiário para tratar sobre valores a receber. Portanto, fique atento e não compartilhe informações pessoais com terceiros.
Assim, para garantir a segurança das transações e evitar fraudes, o Banco Central orienta que o cidadão não compartilhe sua senha com ninguém. Além disso, não deve clicar em links suspeitos e não realizar pagamentos para ter acesso aos valores a receber.
Os serviços do Sistema Valores a Receber são gratuitos, portanto, fique atento a possíveis tentativas de golpes.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…