Imagem por @rafastockbr / freepik
O dinheiro esquecido em bancos ainda não tem data oficial para começar a segunda fase. Existia uma esperança que a plataforma estivesse disponível para que fosse possível realizar o procedimento em maio. No entanto, a greve dos servidores do Banco Central (BC) acabou adiando.
Com isso, o portal que foi criado para os cidadãos realizarem as consultas está temporariamente suspenso para aprimoramento, segundo o BC. O Sistema de Valores a Receber (SVR) ainda não tem data para retornar ao seu funcionamento.
Quando o sistema retornar para o atendimento, segundo o Banco Central, será comunicado com antecedência para os próprios clientes. A greve dos servidores já chegou ao fim, o que pode acelerar o retorno da devolução do dinheiro esquecido.
Ainda não existe um calendário para os pagamentos, e também não há informações que isso aconteça neste mês. De acordo com o BC, aproximadamente R$ 4 bilhões estão pendentes para saques.
Tudo indica que na segunda fase, o sistema trará informações novas repassadas pelas instituições financeiras. Os dados serão atualizados, por isso, mesmo quem resgatou seus recursos ou quem não tinha valores a receber na primeira etapa, deve consultar novamente a plataforma.
A segunda fase do dinheiro esquecido pode ser acessado nas seguintes situações, conforme informação do Banco Central (BC):
Muitas pessoas que ouviram falar em dinheiro esquecido em bancos ficaram em dúvida e querendo saber o que isso significa. Na verdade, o dinheiro esquecido pode ser devido a uma conta bancária encerrada e acabou esquecendo que havia dinheiro lá na poupança, pode ser um valor de R$ 10,00 ou até um valor mais alto.
Muitos clientes do banco acabam nem se dando conta de que havia dinheiro parado na sua agência disponível para resgate.
O termo dinheiro esquecido nos bancos é utilizado para enquadrar diversas pessoas em diferentes situações:
Antes do BC permitir a consulta ao dinheiro esquecido, se alguém quisesse fazer a consulta, as informações ficavam disponíveis somente no Registrado – um sistema com relatórios sobre instituições financeiras e clientes. Depois de consultar o sistema, os clientes poderiam ver se havia valores a resgatar e solicitavam a operação.
Segundo o Serasa, de modo geral, as quantias esquecidas se referem à existência de dinheiro disponível quando alguma conta é encerrada. E, também, taxas cobradas de modo incorreto. Além disso, muitas vezes ocorre a falta de comunicação e o dinheiro fica esquecido.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Até o momento, 21 mil das mais de 50 mil empresas com 100 ou mais…
Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…
A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…
Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…