Imagem por @mdjaff / freepik
Quando um familiar acaba falecendo, um dos temas que mais são discutidos estão relacionados à pensão por morte ou ainda a divisão dos bens deixados que deve ser feita através de abertura de um inventário.
No entanto, conforme a Lei 6.858/80 do Código Processual Civil, os herdeiros e dependentes podem ser autorizados a receber benefícios acumulados pelo trabalhador após sua morte.
Nesse sentido, exploraremos um pouco mais essa questão dos direitos dos herdeiros e dependentes que vão além da pensão por morte e os bens deixados pelo trabalhador falecido.
Além da pensão por morte e a divisão dos bens deixados, os herdeiros e dependentes também podem garantir acesso a outros benefícios relacionados à vida laboral do falecido.
Dentre esses benefícios temos as verbas rescisórias, o direito de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o abono salarial do PIS/Pasep.
Quando o trabalhador vem a falecer, o mesmo tem seu contrato rescindido. Dessa forma, os herdeiros e dependentes do trabalhador que exercia atividade de carteira assinada podem receber as verbas rescisórias.
No caso da rescisão em razão do falecimento do trabalhador, essa rescisão trata-se de uma “dispensa” sem justa causa. Logo, haverá o direito de recebimento de todas as verbas, com exceção do aviso prévio e da multa de 40% do FGTS.
Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, esses sucessores deverão receber do empregador do falecido os seguintes valores:
Nesse sentido, os herdeiros e dependentes do trabalhador falecido possui direito de receber:
Para garantir o direito às verbas rescisórias será preciso ter em mãos a Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte junto ao INSS e apresentar a empresa.
O Saque do FGTS em caso de falecimento do titular da conta é uma modalidade em que os seus dependentes têm direito ao saque da conta do FGTS.
A solicitação do saque por falecimento do trabalhador pode ser feita tanto presencialmente em uma agência da Caixa quanto pelo aplicativo do FGTS.
Solicitar o saque pelo aplicativo do FGTS:
Solicitar o saque pela agência da Caixa:
Sendo necessário o comparecimento em uma agência da CAIXA, o trabalhador deve estar de posse da documentação a seguir:
Os trabalhadores que exerceram atividade entre 1971 e 1988 em empresas privadas ou como servidores públicos podem não ter sacado as famosas Cotas do Fundo PIS/Pasep.
Nesse sentido, os herdeiros e dependentes destes profissionais podem garantir o recebimento do benefício, caso o trabalhador não tenha sacado as cotas do fundo.
Os beneficiários legais deverão comparecer a qualquer agência da CAIXA, apresentando os documentos:
Um dos documentos listados abaixo:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…