Imagem freepik / editado por Jornal Contábil
Os leiautes dos eventos do eSocial são estruturas padronizadas para o envio de informações, pelas empresas, relativas a obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Esses leiautes definem quais dados devem ser enviados, em que formato e em que momento.
Cada leiaute corresponde a um tipo específico de evento, como admissão de um empregado, alteração salarial, férias, afastamentos, entre outros.
Com o novo leiaute 1.3 do eSocial traz novos campos que precisam ser preenchidos com muita atenção nas informações.
A Dirf passa por mudanças e será substituída pela EFD-Reinf. É preciso que o setor contábil esteja atento.
No novo layout 1.3 do eSocial, será preciso ficar atento para preencher os seguintes campos:
Se os campos do eSocial não forem preenchidos corretamente mensalmente ou caso seja necessário corrigir informações que antes eram prestadas na DIRF, será preciso reabrir os meses com pendência para fazer a correção.
Por isso, aqui vão algumas dicas para que não tenha dores de cabeça no futuro evitando multas desnecessárias:
Caso tenha alguma pendência em relação a esses dados, aproveite que ainda dá tempo para fazer a correção e comece o ano de 2025 com tudo correto.
E ainda, é importante destacar que a Receita publicou nota, sobre o bloqueio de envio de período de apuração igual a 01/2025 ou posterior no S-1210 e S-2501, na versão S-1.2, que não serão lidos pelo Extrator da DIRF. O órgão informou ainda que os usuários que enviaram eventos S-1210 e S-2501 com período de apuração 01/2025 na versão S-1.2 deverão retificar o evento, enviando-o na versão S-1.3, para que as informações sejam refletidas pelo Extrator da DIRF para o ano-calendário 2025.
A entrega da DIRF-2025, referente ao ano calendário 2024, deve ocorrer até o dia 28 de fevereiro de 2025.
O correto preenchimento dos campos vai eliminar dores de cabeça e evitar correções futuras que eram prestadas na DIRF.
As dicas, neste caso, são conferir atentamente se os dados dos dependentes foram preenchidos corretamente (como número de CPF e Incidência de Imposto de Renda). Além disso, caso o dependente seja pensionista, conferir se os valores transmitidos ao eSocial estão de acordo.
Outros pontos de atenção são relativos ao lançamento do plano de saúde, do reembolso do plano de saúde e da previdência complementar. Lembre-se de não informar no contra-cheque do colaborador.
Garanta que a configuração sobre o desconto simplificado esteja configurada corretamente e, por fim, confira se os valores que o sistema gerou estão corretos antes de liberar o envio.
Com informações da IOB
ATENÇÃO CONTADOR: Renegociamos as dívidas fiscais de seus clientes na Receita Federal, PGFN, CADIN. Administrativamente ou judicialmente. Deixe uma empresa especializada cuidar disso com segurança!
Conheça a Creditook – Clicando Aqui!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…