Imagem por @fanjianhua / freepik
Um costume muito comum de uma parcela dos brasileiros é dirigir de chinelo ou descalço. No entanto, a grande maioria desses motoristas não sabem de fato se podem ou não ser multados por dirigir dessa forma.
Esse é um assunto um tanto quanto simples, contudo, principalmente com a virada de ano e cobrança da documentação, é importante se atentar para evitar cair em uma blitz de documentação e acabar sendo multado simplesmente por dirigir de uma forma que você não sabe se é certa ou não.
Para responder essa pergunta e, claro, deixá-los informados quanto a possibilidade ou não de dirigir de chinelo, ou descalço, nós vamos esclarecer todos os pontos necessários sobre esse assunto. Continue a leitura.
Leia +: Novas regras do insulfilm, sinal vermelho e farol baixo começam a valer
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não diz nada quando a proibição de dirigir descalço, dessa forma, a condução do seu veículo descalço é considerada legal. Cabendo apenas a você a decisão do que é mais confortável e que traga mais segurança.
Contudo, apesar de dirigir descalço não ser comentado no Código de Trânsito, existe uma parte que versa justamente sobre aquilo que é proibido, por se tratar de segurança e dos riscos que podem trazer ao trânsito.
Conforme o inciso IV do artigo 252 do CTB, dirigir veículo “usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais” é considerada uma infração média de trânsito que gera uma multa de R$130,16 e 4 pontos na CNH.
Dessa forma, podemos compreender que chinelos ou sandálias que não possuam tiras ou outros itens que mantenham a firmeza nos pés, podem sim ser um fator que vai te gerar uma multa e pontuação na CNH, caso seja abordado.
Sendo assim, anote aí:
Isso porque o chinelo solto pode acabar atrapalhando na hora de frear ou fazer uma troca brusca de marchas para usar o feio motor, onde o calçado solto pode enroscar no pedal, deslizar do pé ou atrapalhar o movimento do motorista.
Para se ter ideia, antes mesmo do atual artigo 252, o artigo 28 versa sobre a responsabilidade do motorista que vai além de dirigir com atenção, ter, também, todos os cuidados indispensáveis na hora de dirigir.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…