Para entender melhor como a distribuição de lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) será em 2021, temos que olhar como ocorreu esse processo nos anos anteriores.
No ano de 2019, o Ministério da Economia repartiu 100% do lucro obtido pelo FGTS em 2018, entre os trabalhadores brasileiros. Contudo, não foi o mesmo que aconteceu em 2020, dado que foi distribuído apenas 66% dos rendimentos alcançados, no ano anterior.
Posto isto, caso a distribuição de lucros ocorra como em 2019, será repartido entre os trabalhadores do lucro total obtido pelo FGTS, no ano passado, que possui um valor em cerca de R$ 8.23 milhões. O prazo estabelecido para o Conselho do Fundo definir o como será a distribuição em 2021, vai até 31 de agosto de 2021.
A fins de uma melhor contextualização do assunto, a distribuição começou em 2017, em que foi repartido os lucros alcançados em 2016. Já em 2018, distribuído 50% dos rendimentos do FGTS, no ano anterior (2017), sendo dividido cerca R$ 6,23 milhões dos trabalhadores brasileiros.
A respeito da distribuição de lucros do FGTS para este ano, o economista, Clóvis Scherer pontua:
“Quando o resultado total do lucro não vai para a conta do trabalhador, passa a ser patrimônio líquido do Fundo de Garantia, mas numa época de alto índice de desemprego e com previsões nada otimistas de recuperação da economia, é sempre bom o trabalhador poder contar um recurso extra em sua conta do FGTS”, afirmou Scherer
Conteúdo por Lucas Machado
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…