Imagem por @ sitthiphong / freepik
Certamente, você já ouviu falar no famoso termo “nome sujo“, usado para se referir à situação de alguém que possui pendências financeiras, como contas atrasadas ou dívidas em aberto. Essa expressão é comumente utilizada em relação ao CPF (Cadastro de Pessoa Física do indivíduo, que acaba ficando com certas restrições quando o titular não cumpre com suas obrigações financeiras.
Neste contexto, cabe ligar o alerta, à medida que estar na condição negativa pode trazer várias consequências negativas para sua vida financeira, tais como dificuldade de obter crédito ou de realizar compras a prazo. Em suma, ter um CPF com restrições pode impedir a liberação de empréstimos, financiamentos e até mesmo a possibilidade de fazer contratos de aluguel. Quer saber algumas dicas de como melhorar seu controle financeiro? Continue conosco e confira.
As desvantagens de ter o nome sujo são numerosas e podem afetar a vida financeira e pessoal do indivíduo de várias formas. Abaixo segue algumas das principais:
Para limpar o nome e sair de vez da lista de negativados, a pessoa precisa regularizar sua situação junto aos órgãos de proteção ao crédito, por meio de Serviços oferecidos pelo SPC ou Serasa. Em outras palavras, será necessários estabelecer estratégias voltadas a quitação da dívida em aberto.
Limpar o nome pode não ser uma tarefa fácil, mas há algumas medidas que podem ajudar a simplificar este processo. A primeira delas é entrar em contato com as empresas com as quais têm dívidas, negociar o débito e tentar chegar a um acordo que seja vantajoso para ambas as partes. Muitas vezes, o devedor consegue melhores condições para efetuar o pagamento, como descontos e prazos maiores.
Em algumas situações, o próprio órgão de proteção ao crédito pode oferecer serviços de renegociação de dívidas e até mesmo assessores financeiros que orientam na regularização da situação.
Em suma, o processo de limpeza do nome exige muita paciência, organização financeira e disposição para negociar, além de planejamento e foco em quitar as dívidas. Mas, no final das contas, a recompensa vale muito a pena: a chance de ter uma vida financeira saudável novamente.
Essas são algumas dicas que realmente tem o potencial de ajudar as pessoas a ter mais equilíbrio financeiro, mas é importante lembrar que cada contexto pode ser diferente e, quando necessário, considere contar com auxílio profissional para identificar as melhores estratégia
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…