Auxílio Doença - Imagem De mrmohock / Adobe Stock / editado por Jornal Contábil
O Auxílio-Doença, que após a Reforma da Previdência se chama Benefício por Incapacidade Temporária é um benefício pago pelo INSS às pessoas que ficam incapacitadas para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos. Para ter acesso ao benefício é necessário cumprir três requisitos, sendo eles:
Sem as três requisitos anteriormente ditos, não é possível conseguir acesso ao benefício. Para simplificar vamos explicar cada um desses pontos.
Estar incapacitado para o trabalho
Esse requisito é determinante para acesso ao auxílio-doença e ocorre quando o trabalhador está incapaz de trabalhar ou exercer atividade habitual, seja por motivo de doença ou por motivo de acidente.
Período de carência necessário
O período de carência diz respeito ao tempo de contribuição ao INSS, que determina que para ter acesso ao benefício são necessários pelo menos 12 meses de contribuição. Por exemplo, se o trabalhador já está a um ano exercendo atividade de carteira assinada, ele terá o mínimo de 12 meses de contribuição.
Qualidade de segurado
No caso da qualidade de segurado nada mais é do que uma condição conferida ao trabalhador que possui inscrição junto ao INSS e que realiza as contribuições todo mês, como o caso do trabalhador que exerce atividade de carteira assinada.
Para solicitar o auxílio-doença o trabalhador deverá ter um laudo médico atualizado e detalhado com o diagnóstico da doença o tempo necessário para afastamento que deve ser superior a 15 dias. Com o laudo em mãos o segurado deverá entregar à empresa para registro do afastamento e preenchimento do afastamento.
Com o laudo atualizado e após a empresa preencher o formulário de afastamento com a data de último dia de trabalho, o trabalhador deverá agenda a perícia médica no INSS, que pode ser feito por meio da plataforma Meu INSS.
Ao realizar a solicitação, o trabalhador agendará uma perícia médica que deverá ser feita pelo período médico do INSS que analisará o caso do trabalhador e concederá ou não o benefício.
Solicitar o auxílio-doença no Meu INSS:
Para solicitar o benefício bem como para levar a perícia médica do INSS serão necessários os seguintes documentos:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…