A aposentadoria por invalidez, mesmo depois da Reforma da Previdência, continuou sendo devida para os beneficiários que possuam alguma doença permanente que impossibilite o exercício para qualquer atividade laborativa.
Perante o INSS, essa incapacidade será comprovada por meio de documentos médicos, atestados e, principalmente, com a perícia realizada pelo médico da própria autarquia. Desse modo, dependendo da natureza de sua incapacidade, será concedido o benefício de aposentadoria por invalidez.
As doenças psiquiátricas comprometem o psicológico, o cognitivo ou a mente da pessoa. Problemas como depressão, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de ansiedade e transtorno psicótico, fazem parte desse grupo.
Após identificada alguma dessas doenças psiquiátricas, é comum que, tanto as pessoas do ambiente de trabalho, quanto a própria pessoa adoecida, tenham dificuldade em aceitar esse estado atual. Principalmente, porque muitas das vezes, os sinais não são visíveis.
Ainda assim, o afastamento é necessário para que a pessoa possa realizar um tratamento para controlar a doença, pois caso contrário, essa situação também irá afetar o ambiente de trabalho e até a própria atividade exercida.
Antes de agendar a perícia de auxílio-doença – que poderá conceder a aposentadoria por invalidez –, é muito importante procurar uma orientação profissional. Por não ser uma doença visível, muitas vezes o INSS acaba negando a concessão do benefício, acreditando que o segurado está em plenas condições de trabalhar.
Um advogado especializado poderá orientar quais documentos deverão ser levados à perícia, e ainda se o seu caso é realmente de aposentadoria por invalidez ou, então, de auxílio-doença. Tudo depende da gravidade da situação.
Se caso o benefício não for concedido de forma administrativa, ainda existe a possibilidade de recorrer à justiça. Para isso, fique atento aos seus direitos!
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Conteúdo original Thomas Advocacia
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo mais simplificado de empresa e cujo objetivo é…
Acusações de desvio de dinheiro abalam turma de Direito em universidade de Santa Catarina. Uma…
O aumento do salário mínimo sempre gera expectativa, mas também traz consequências que vão além…
Recentemente, uma empresa de alimentos e bebidas foi condenada pela 11ª Vara do Trabalho da…
Nos últimos meses, tem circulado a informação de que motoristas podem ter a Carteira Nacional…
Contadores, vocês suspeitam de empresas de laranja entre seus clientes? Saibam como prevenir a lavagem…