Aposentadoria por Invalidez - Imagem por @pressfoto / freepik / editado por Jornal Contábil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece vários benefícios aos segurados que estão em dia com a sua contribuição. Muitos deles, porém, ainda possuem dúvidas de quais são os seus direitos em casos de doença.
Certas doenças podem dar ao segurado o direito de se aposentar, desde que seja comprovado que ele não pode mais trabalhar.
Para ter direito a aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente), é necessário passar por uma perícia médica pelo INSS. Desta forma, é preciso comprovar que sua doença está impossibilitando a exercer suas atividades no trabalho de forma permanente, e que não existe nenhuma chance de reabilitação em outras atividades.
Este benefício é pago no período em que durar a incapacidade, por isso ele é avaliado pela perícia médica do INSS a cada 2 anos.
O segurado que deseja solicitar o benefício precisa cumprir algumas regras:
São segurados do INSS as pessoas físicas que exercem atividades laborais remuneradas ou não, podendo ou não ter vínculo empregatício.
Podem ser contribuições obrigatórias ou facultativa que dará direito a aposentadoria por invalidez:
O INSS exige que o segurado cumpra uma carência de 12 meses:
Em situações de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho;
Nos casos em que o segurado após realizar a filiação junto ao INSS, for acometido de alguma das doenças e afecções especificadas em lista, conforme os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado.
Se sua doença não está nessa lista isso não quer dizer você não poderá entrar com o pedido de auxílio-doença ou aposentadoria, é possível sim, ter direito a estes benefícios, o que vai atestar sua incapacidade é a perícia médica.
Para comprovar a doença será necessário passar por uma perícia médica do INSS. Será durante a perícia que poderá ser verificada a sua incapacidade de trabalhar.
No entanto, para o INSS não basta apenas o diagnóstico da doença, sendo necessário comprovar a incapacidade. Veja os documentos básicos que devem ser levados com você no dia da perícia médica do INSS:
Lembrando que os documentos como carteira de trabalho e os carnês (GPS) são muito importantes para realizar a comprovação de que você é um segurado do INSS. Em especial, se você verificar que o seu Extrato Previdenciário (CNIS) está errado.
Qualquer dúvida, você deve entrar em contato com os canais de atendimento do INSS:
Telefone, ligando para o número 135
Acessando o site Meu INSS
Aplicativo Meu INSS
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…