Aposentadoria por Invalidez - Imagem por @vgstockstudio / Freepik
O INSS é responsável por oferecer aos seus segurados uma série de benefícios, dentre eles estão aqueles destinados aos contribuintes que se encontram incapacitados para o trabalho.
Um deles é a aposentadoria por incapacidade permanente, também conhecida como aposentadoria por invalidez.
No artigo de hoje você conhecerá um pouco mais sobre esse benefício do Instituto Nacional do Seguro Social e quais doenças podem dar direito a ele.
Este benefício é pago para o segurado que se encontra permanentemente incapaz de realizar suas atividades laborais, onde a incapacidade é comprovada por meio de uma perícia médica do INSS.
O benefício é pago enquanto a incapacidade durar, desta forma além de realizar a perícia para avaliar se o beneficiário se encontra incapaz, a perícia também será realizada a cada 2 anos.
Além da incapacidade para obter o benefício o segurado precisa cumprir alguns requisitos, sendo eles:
Existem dois casos onde a carência não precisa ser cumprida, sendo elas em caso de acidente, sendo ele de origem de trabalho ou não.
A segunda situação é quando a doença faz parte da lista de doenças graves que isentam os segurados de cumprir a carência exigida para concessão dos benefícios por incapacidade no INSS.
Leia +: Veja quem tem direito ao adicional de 25% na aposentadoria
Primeiramente preciso te dizer que não existe doença específica que dá o direito a aposentadoria por invalidez, o que existe é uma lista de doenças graves que isentam da carência para solicitar o benefício.
Desta forma, independente da sua incapacidade, é possível que o segurado recorra ao INSS, pois o que avalia a incapacidade é a perícia média do INSS, que dirá se você se encontra ou não incapaz para as atividades laborais conforme sua enfermidade.
Sabendo disto, conheça agora as 17 doenças onde não é preciso cumprir a carência do Instituto Nacional do Seguro Social para solicitar o benefício:
Leia +: 8 condições que podem garantir um adicional de 25% na aposentadoria
Como mencionado, para receber o benefício será preciso passar pela perícia médica do INSS, independentemente de qual seja a enfermidade.
Alguns documentos básicos precisam ser levados na perícia ao requerer a aposentadoria por incapacidade permanente, sendo eles:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…
Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…
O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…
A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…