Chamadas

Dor nas costas vai ser motivo para se aposentar?

Dor nas costas ou problemas na coluna atingem muitas pessoas, afetando as atividades simples do dia-a-dia, sejam elas, domésticas ou profissionais.

Não é fácil para quem tem esse problema comprovar seu estado de saúde e confirmar através de exames médicos detalhar onde está o problema.
Mas, será que uma dor nas costas ou problema na coluna vai dar direito a aposentadoria por invalidez?

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é assegurada ao trabalhador que estiver incapacitado definitivamente de exercer alguma atividade laboral, não podendo ser reabilitado em outra função.

Para ter direito a aposentadoria por invalidez é necessário cumprir um período de carência, pelo menos, 12 meses, sem ter nenhum atraso no pagamento.

A carência será dispensada nos casos em esteja relacionada ao trabalho ou quando a pessoa tenha alguma doença que a incapacite conforme determina a Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001.

Mesmo sendo dispensada a carência, lembramos que você precisará estar em dia com as contribuições ou estar no período de graça (entre 3 e 36 meses) após deixar de fazer as contribuições.

Doenças

Veja as doenças que são permanentes e que podem dar direito a aposentadoria

  • Tuberculose ativa;
  • Hanseníase;
  • Alienação mental;
  • Neoplasia maligna;
  • Cegueira;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Cardiopatia grave;
  • Mal de Parkinson;
  • Espondiloartrose aniquilosante;
  • Nefropatia grave;
  • Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
  • Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS;
  • Contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializa;
  • Hepatopatia grave.

Problemas na coluna vai dar direito a aposentadoria?

A aposentadoria por invalidez poderá ser concedida para quem tem problemas na coluna. Na verdade, o benefício será concedido não pela doença, mas pelas consequências que ela causa. Dificilmente os exames irão apontar a gravidade, podendo afetar sua estrutura, nervos, ligamentos, músculos e tendões.

Serão avaliados o que você vai relatar sobre o seu problema. Neste caso é necessário que você tenha acompanhamento médico para ser dado um detalhamento da sua condição de saúde através de um laudo, que permitirá que seja feito o pedido de afastamento.

Desta forma, se o trabalhador tiver algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura devido aos problemas relacionados à coluna, terá sim direito à aposentadoria por invalidez.

Também será possível solicitar o auxílio-doença, neste caso para os trabalhadores que estão incapacitados temporariamente. Sendo necessário passar por perícia médica. No entanto, se ficar comprovada que sua incapacidade é permanente, a aposentadoria por invalidez será concedida.

Benefício indeferido

Sendo o seu benefício negado (indeferido) pelo INSS devido a algum documento que comprovaria sua incapacidade, será possível entrar com um recurso com o objetivo de solicitar uma nova análise do INSS.

Entretanto, o INSS novamente indeferir o seu pedido, aconselhamos que você procure um advogado que irá entrar com uma ação na Justiça para você ter direito ao benefício.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

7 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

8 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

14 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

14 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

14 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

14 horas ago