Fonte: Google
Todas as solicitações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat), estão sendo recebidas pela Caixa Econômica Federal, que agora é a nova gestora dos recursos e pagamentos.
A mudança está valendo desde a última segunda-feira, 18.
Desta forma, os avisos de sinistros que tenham ocorrido a partir do dia 1º de janeiro de 2021 serão de responsabilidade da Caixa, no entanto, aqueles que foram registrados anteriormente à essa data permanecem na gestão da Seguradora Líder.
Trata-se do seguro obrigatório criado pela Lei n° 6.194/74 e que foi alterada pelas Leis 8.441/92, 11.482/07 e 11.945/09.
Têm como objetivo amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa do acidente.
O seguro é pago anualmente por todos os proprietários de veículos automotores, mas para 2021, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou o prêmio zero para o Dpvat.
Desta forma, ele não será cobrado dos consumidores.
Além disso, o governo tem ainda a intenção de discutir uma nova proposta para o Dpvat ainda no primeiro semestre deste ano.
Vale ressaltar que não há nenhuma mudança nas regras de indenização estabelecidas pela Lei 6.194/1974, no entanto, as alterações estão relacionadas à forma de pagamento e ao local de solicitação da indenização.
Desta forma, aquele que precisar do seguro, deverá procurar uma agência da instituição financeira.
A Caixa informou que, para facilitar o acesso a esse serviço, a intenção é disponibilizar o aplicativo Caixa Dpvat, o que tornará as operações 100% digitais.
Por sua vez, os pagamentos do seguro serão realizados através do aplicativo Caixa Tem.
“É o banco digital da Caixa, onde as contas são gratuitas e está sendo utilizada por grande parcela dos brasileiros nos lugares mais remotos, como já demonstramos pelo pagamento do auxílio emergencial, do saque imediato emergencial do FGTS e do BEM”, explicou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Ainda segundo ele, atualmente mais de 105 milhões de pessoas já têm acesso e utilizam a conta digital do banco.
Além disso, a Caixa estima que em torno de 500 mil pessoas ao ano tenham demandas do DPVAT.
“Quem não tiver a conta digital, nós abriremos de graça.
Através disso, poderemos minimizar problemas relacionados à fraudes e eliminar intermediadores, no caso das pessoas mais humildes”, ponderou.
A solicitação é gratuita e deve ser feita mediante à apresentação dos documentos pessoais da vítima nas agências da Caixa.
Depois disso, a instituição tem 30 dias para fazer a análise e o pagamento.
Para atender à população, a Caixa disponibilizou a página do Dpvat que pode ser acessada por meio do portal da Caixa.
A partir desta terça-feira, 19, também está disponível o telefone 0800 726 0207.
Qualquer pessoa que seja vítima de acidente de trânsito envolvendo veículo automotor, pode solicitar a indenização do Dpvat.
Isso vale para motoristas, passageiros e pedestres ou ainda seus beneficiários.
Assim, as indenizações são pagas individualmente, não importando quantas vítimas o acidente tenha causado.
A indenização é paga nas seguintes situações:
Para solicitar uma indenização do Dpvat, os beneficiários precisa apresentar os seguintes documentos para atendimento na agência da Caixa:
A Caixa poderá ainda solicitar outros documentos médicos, como o Relatório de Internamento Hospitalar ou do tratamento da vítima, contendo informações sobre as lesões produzidas pelo trauma.
Por Samara Arruda com informações da Caixa Econômica Federal
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…
O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…
A temporada do Imposto de Renda (IR) é um período crucial para escritórios contábeis, representando…