Imagem: Giovani Dressler / Vectonauta / freepik / editado por Jornal Contábil
O Banco Central (BC) informou que a primeira fase do Drex está com atraso de três meses. O cronograma previa o fim da etapa de testes em fevereiro de 2024, no entanto, agora está previsto para maio.
Segundo o coordenador da iniciativa no BC, Fabio Araujo, o atraso se deve a demora na inclusão de participantes e questões relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Leia também: DREX: O Que Pode Mudar Na Sua Vida?
“A gente está tendo alguns problemas, está executando o cronograma de uma forma um pouco mais lenta do que a gente tinha planejado para colocar as pessoas para dentro da rede do Drex”, disse Araujo em live do BC no YouTube.
A preservação da privacidade foi apontada como um dos maiores desafios para o desenvolvimento da moeda digital brasileira.
Apesar do atraso no cronograma, a estimativa para chegada aos cidadãos permanece a mesma, entre o fim de 2024 e início de 2025.
O projeto-piloto está focado no desenvolvimento da infraestrutura para a criação da moeda digital, e tem como objetivo facilitar as transações e diminuir os custos operacionais do papel-moeda.
Leia também: Drex: Saiba Como Utilizar O Real Digital Em Suas Compras
“O real digital será uma nova expressão da moeda emitida pela autoridade monetária brasileira, e será garantida pelos mesmos fundamentos e pelas mesmas políticas econômicas que determinam o valor e a estabilidade do Real convencional”, explica o BC.
O BC selecionou 16 consórcios para participar do projeto-piloto. Eles construirão os sistemas a serem acoplados ao Hyperledger Besu e desenvolverão os produtos financeiros e as soluções tecnológicas.
Fonte: MoneyTimes
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…