Chamadas

Dúvidas de como declarar Poupança no seu Imposto de Renda? Veja aqui!

Se você faz parte do grupo de quem deve declarar Imposto de Renda, é preciso informar seus rendimentos e despesas todo ano. Isso ocorre para que o governo analise se você está pagando os tributos corretamente.

Todavia, um detalhe que nem todo mundo sabe é que, mesmo tendo isenção de IR, em alguns casos é necessário declarar os valores aplicados na caderneta. 

Contudo, tenha calma. Vamos explicar detalhadamente como declarar os seus rendimentos e sua poupança na Declaração do Imposto de Renda 2023. 

Acompanhe a seguir!

Leia também: Reforma tributária: Setor agro defende alíquotas menores…

Como declarar Poupança no Imposto de Renda

Você provavelmente já sabe que a caderneta de Poupança é isenta de IR. Entretanto, isso não exime de incluí-la na declaração. Suas aplicações e ativos financeiros devem constar Declaração de Ajuste Anual, caso você a faça.

Conforme as regras previstas, quem fizer a declaração deve informar saldos superiores a R$ 140 em contas de Poupança. Isso é feito na ficha “Bens e Direitos”, considerando o saldo do último dia do ano anterior (31 de dezembro).  Marcar o código “04 – Aplicações e Investimentos”.

Os depósitos em conta poupança devem ser aparecer pelo código 01. É preciso saber que desde 2018 ocorreram algumas mudanças para a declaração de aplicações financeiras nesta ficha.

Há campos específicos para informar o CNPJ da instituição financeira, o número da agência (sem o dígito verificador) e o número da conta. Você deve indicar também o número da conta sem o dígito no campo especificado, e o seu dígito verificador no campo DV.

No campo “Discriminação”, informe o nome da instituição financeira, se a conta é conjunta e, em caso positivo, inclua o CPF do outro titular.

Rendimentos

Os rendimentos de poupança devem ser informados na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Aqui, não se trata do saldo da conta, mas do valor obtido por meio da aplicação financeira.

As instituições financeiras enviam o Informe de Rendimentos, que indica o total obtido pela poupança no ano. Logo, basta replicar as informações ao preencher a sua declaração.

Também é necessário indicar os valores nos anos anteriores. Em 2023, por exemplo, os campos “Situação em 31/12/2021” e “Situação em 31/12/2022” devem preencher com os valores discriminados no informe de rendimentos enviado pela instituição financeira.

Você deve escolher o código 12, específico para “Rendimentos de cadernetas de Poupança, letras hipotecárias (LH), letras de crédito do agronegócio e imobiliárias (LCA e LCI) e certificados de recebíveis do agronegócio e imobiliários (CRa e CRI)”.

Além disso, é preciso mostrar se os rendimentos são do titular ou de um dos dependentes da declaração. Informe também o nome e o CNPJ da instituição financeira pagadora e o valor dos rendimentos.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

10 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

18 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

18 horas ago