Chamadas

E-commerce: Ações de baixo custo para melhorar a comunicação do seu negócio

Toda empresa que deseja se destacar no mercado precisa trabalhar com foco no público-alvo, seja ela desenvolvida no meio físico, digital ou em ambos. 

A comunicação com o cliente está diretamente relacionada à satisfação, confiabilidade e experiência de compra do consumidor em relação aos produtos e serviços oferecidos. 

Dessa forma, uma boa comunicação pode ser o diferencial para conquistar o consumidor online, que está cada vez mais exigente e acostumado a comparar preços e condições em diversos e-commerces antes de chegar a decisão de compra. 

Por isso, separamos algumas dicas que podem tornar a comunicação do seu e-commerce mais efetiva e adequada ao seu público-alvo. Ficou interessado? Acompanhe!

5 dicas para melhorar a comunicação do seu e-commerce

Com a transformação digital e os novos hábitos do consumidor, tornou-se fundamental apostar em inovação para destacar o seu e-commerce dos demais concorrentes. Por isso, separamos 5 dicas para melhorar a comunicação da sua loja virtual. Continue lendo!

1. Utilize um chat online

Pode parecer que não, mas disponibilizar um chat online para os clientes é uma das melhores estratégias para aumentar a satisfação e a experiência de navegação dos usuários. 

Além disso, o chat online é o canal de comunicação preferido do consumidor online. Para enfatizar esse fato, a Invesp – empresa norte americana que trabalha com otimização e conversão – mostrou em seu estudo que 73% dos consumidores apontam que o chat online é a forma mais satisfatória de falar com um e-commerce. 

A utilização dessa ferramenta pode ser vantajosa em todos os aspectos. Entretanto, podemos mencionar os principais:

  • Convites proativos (estimular o leitor a conhecer os materiais da loja, como uma fita de led, por exemplo)
  • Possibilidade de monitorar os usuários;
  • Abordar os consumidores em tempo real;
  • Oferecer um atendimento humanizado.

Além do mais, considerando a facilidade dos aplicativos de mensagem, especialmente os disponíveis para smartphones, não é difícil entender o porquê o chat se tornou tão popular para os consumidores, não é mesmo?

2. Leve em conta o tempo de resposta

Como mencionamos anteriormente, o chat online pode transformar significativamente a comunicação do seu e-commerce. Entretanto, ele ainda deve ser visto como uma ferramenta, ou seja, ainda é preciso trabalhar com qualidade para potencializar o atendimento.

Por isso, principalmente em e-commerces e canais de venda online, é fundamental ficar atento ao tempo de resposta. Afinal, para buscar soluções rápidas nas páginas dos seus concorrentes, basta apenas um clique. 

Pensando nisso, sempre que um potencial cliente entrar em contato com o seu negócio, seu time de atendimento deve respondê-lo o mais rápido possível para assegurar o consumidor, mantendo-o presente em sua página. 

3. Preze pela linguagem clara

Para que você possa desenvolver uma linguagem adequada para se comunicar com o público-alvo, é preciso estudá-lo a fundo, analisando quem realmente tem interesse nas suas soluções. 

A partir disso, você poderá identificar a linguagem que deve utilizar durante o atendimento, seja ela mais casual ou informal, com ou sem brincadeiras, usando termos mais técnicos, como tela de proteção, por exemplo, entre outros aspectos. 

Seja qual for o tipo de linguagem escolhida para conversar com o público, é fundamental treinar a sua equipe e manter a comunicação padronizada, de forma que o cliente sinta firmeza nas respostas e nas soluções apresentadas. 

4. Ofereça uma boa experiência

Uma vez que o potencial cliente entra em contato com a marca, ele não quer ser visto como ‘’mais um cliente’’.

 Em contrapartida, ele espera exclusividade no atendimento, personalizado e, especialmente, que a sua equipe seja capaz de proporcionar uma solução rápida desde o primeiro contato. 

Para que você possa oferecer um atendimento personalizado, dedicado a cada cliente em potencial, é necessário estudar o seu público-alvo – como falamos anteriormente – e ser capaz de identificar as principais necessidades do consumidor.

Uma boa experiência no atendimento vai muito além de tratar o cliente como único, você também deve conhecer as suas necessidades, desejos, preferências, se preferem um piso de concreto ou cerâmica, por exemplo, entre outros.  

Conclusão

Aproveite este post e avalie imediatamente como você pode melhorar a comunicação do seu e-commerce e transformá-la em um diferencial. Afinal, os seus concorrentes podem usar esta vantagem para sair na frente.

E você, o que tem feito para melhorar o atendimento do seu e-commerce? Conta pra gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Os Bancos funcionam no Carnaval?

O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…

14 horas ago

Cuidado!! Faltar demais ao trabalho pode arriscar suas férias!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…

15 horas ago

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

15 horas ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

15 horas ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

16 horas ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

17 horas ago