News Yahoo

E-commerce: Como se proteger de fraudes

Quem nunca sofreu um golpe no comércio eletrônico, com certeza conhece alguém que já passou por essa situação – um a cada quatro brasileiros já foi vítima desse tipo de fraude. De acordo com uma pesquisa do ACI Worldwide, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de fraudes no e-commerce. Os principais casos são o roubo de dados e uso de cartão de crédito não autorizado por terceiros. Entre janeiro e agosto de 2018, foram detectados 920 mil golpes na internet, ou seja, 3,6 fraudes por minuto, segundo dados da ciberseguradora Psafe. Para não cair em armadilhas virtuais, é importante se precaver ao máximo na hora da compra. Veja algumas dicas:

1. Pesquise o fornecedor

Confira os dados comerciais da empresa, como razão social, endereço, telefone e CNPJ. Desconfie de sites que não têm essas informações que, por lei, devem ter destaque na página inicial. Fique alerta caso o único telefone de contato seja um número celular. Outra dica é pesquisar cadastro nacional de reclamações dos Procons e verifique o selo e-bit, que elenca a avaliação de consumidores.

2. Pesquise a reputação da empresa

Vale escrever o nome do comércio nas redes sociais e ler a opinião dos usuários/clientes, descobrir se existem reclamações sobre serviços ou produtos. Nas redes sociais os usuários também comentam e classificam com estrelas o nível de satisfação com a empresa e se ela se importa em responder os relatos.

E-commerce Online Shopping Sale Concept

3. Fuja de ofertas imperdíveis

O preço está absurdamente tentador? Respire fundo, repense, e leia os passos anteriores antes de se decidir. Compare o valor ofertado por outros e-commerces. Preços muito reduzidos podem indicar uma tentativa de fraude.

4. Leia a política de troca

Nada de ser preguiçoso e sair clicando em “aceito” sem ler essas informações tão importantes. Além das medidas de segurança em relação aos seus dados pessoais, essa política deverá descrever as regras de troca e devolução. Por lei, o fornecedor é obrigado a discriminar no preço toda despesa adicional que houver, como por exemplo, frete.

5. Guarde os comprovantes de compra

Tire “prints” da tela de compra, armazene as notas fiscais eletrônicas e salve toda comunicação que receber do e-commerce via e-mail. Assim, caso uma fraude aconteça, você estará preparado para tomar medidas necessárias.

Leandro Ramos é Account Director & Partner da CoreBiz

Sobre a CoreBiz: A CoreBiz é uma agência especializada em omnichannel, com grandes clientes de varejo e indústria de vários segmentos. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Carnaval 2025: Oportunidades e Dicas de Estudo para Concursos

Mergulhar no universo dos concursos públicos em 2025 é embarcar em uma jornada de possibilidades…

1 hora ago

Contadores X Advogados Tributaristas: Quem ganha mais?

A escolha entre a contabilidade e o direito tributário é uma decisão importante para muitos…

2 horas ago

Veja 3 dicas para aproveitar o Carnaval se você não gosta de festa

Nem todo mundo gosta de curtir as festas de Carnaval, neste caso, existem outras opções…

2 horas ago

MEI: Quantos Microempreendedores Individuais existem no Brasil?

O Microempreendedor Individual (MEI) se tornou um modelo de empresa extremamente popular no Brasil, a…

4 horas ago

O mês de março tem algum feriado?

Para o pesadelo de milhões de foliões: o Carnaval não é considerado feriado! Portanto, quem…

5 horas ago

Veja 5 motivos para não faltar o trabalho por conta do Carnaval

O período de festas pode ser muito sedutor, com isso, muitos trabalhadores acabam comprometendo seus…

6 horas ago