O acesso à internet e o investimento crescente das empresas em ferramentas de segurança e publicidade segmentada vêm popularizando a compra on-line no dia a dia dos brasileiros, que têm migrado e descoberto, cada vez mais, o canal. De acordo com um estudo da Ebit /Nielsen, no 40º levantamento Webshoppers, o e-commerce brasileiro faturou R$ 26,4 bilhões nos seis primeiros meses de 2019, crescendo 12% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Somente no primeiro semestre de 2019, houve um aumento de 18% de brasileiros, que tiveram a sua primeira experiência de compra on-line, sendo o Nordeste o terceiro maior faturamento on-line do período. Em Fortaleza, por exemplo, nos oito primeiros meses de 2019, o estado movimentou R$ 436 milhões em compras pela internet, de acordo com o estudo do movimento Compre&Confie, em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), sendo entretenimento um dos cinco maiores segmentos de compras, respondendo por 9,7% das aquisições on-line no período.
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É um mundo de oportunidades, sendo descoberto por consumidores e empreendedores. De acordo com informações da diretora de marketing da Eventbrite América Latina, Beatriz Oliveira, o mercado de eventos e entretenimento – seja para diversão, networking, conhecimento ou formação – tem ganhado espaço na navegação on-line e compras entre os brasileiros, porque as opções são, cada vez mais, direcionadas por meio de marketing e comunicação, atingindo públicos que querem garantir presença, o quanto antes, em alguns espaços, independentemente de onde estiverem, fisicamente.
As barreiras sociais, de cultura e físicas estão sendo transpassadas pelos dois lados da moeda: os consumidores e os lojistas, seja por meio de um maior conhecimento das ferramentas, mais oportunidades de compra, melhores ofertas de segurança, em produtos e serviços.
No mercado de eventos, a plataforma global Eventbrite observou um crescimento de 84% na venda de ingressos no Brasil entre 2017 e 2018 e 69% de crescimento no primeiro semestre de 2019, em relação ao ano anterior.
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Um exemplo de empresa que vem sentindo a mudança de comportamento do Nordeste é a Agência pernambucana Carvalheira. Atualmente, 100% das vendas da agência é feita pela internet por meio da plataforma de eventos de ingressos on-line, Eventbrite Brasil, sendo 84,77% para os nordestinos. Nas vendas de ingressos para o Réveillon da Carvalheira, na Ilha de Fernando de Noronha, e um dos maiores eventos realizados pela empresa, 143 compradores são do Nordeste, o que representa 19% do total.
“Essa mudança aconteceu, principalmente, pela confiança nas empresas que oferecem produtos e serviços on-line. No Nordeste, a população comprava muito em dinheiro vivo. Hoje, o cliente tem maior conhecimento e segurança em comprar nas plataformas digitais; aumentando a profissionalização do setor e confiança na troca”, pontua o diretor executivo da agência, Victor Carvalheira.
A Eventbrite é uma plataforma global de venda de ingressos e tecnologia para eventos que fornece aos criadores de eventos de todos os tipos e tamanhos ferramentas e recursos para planejar, promover e organizar experiências ao vivo em todo o mundo.
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