Imagem de mktgraccia por Pixabay
Assim que o cidadão recebe o FGTS e o Auxílio Emergencial o valor é depositado numa Conta Poupança Social Digital. Antes de ser liberado para saque, a pessoa pode usar o dinheiro para pagar boletos, contas e realizar comparas em lojas físicas e pela Internet usando o cartão de crédito virtual ou QR Code.
Mas, o brasileiro sempre encontra um caminho para facilitar sua vida, e usar o dinheiro rapidamente. Trata-se do depósito via boleto em seu próprio nome, para diferentes instituições financeiras, como Nubank, PagSeguro e Mercado Pago. Porém, será que essa estratégia é legal?
O Banco Central do Brasil (BC) informa que essa prática não é ilegal. Segundo o BC, fazer um boleto em seu próprio nome para se favorecer na transferência de uma quantia entre duas contas não é uma prática irregular.
Em agosto de 2019, O banco Central já havia declarado que clientes de instituições de pagamentos e de bancos, incluindo os digitais, podiam usar boletos bancários para fazer depósitos e aportes em suas próprias contas.
Sendo assim, o boleto pode ser emitido em nome do titular da conta e só podendo ser pago em benefício dele.
O Nubank irá disponibilizar uma conta sem taxa de manutenção e não será cobrado nada pela geração e o pagamento dos boletos. Levará até três dias úteis para que a Fintech reconheça o pagamento, o valor passa a render automaticamente 100% do CDI com liquidez diária.
Depois disso, o dinheiro poderá também ser sacado e transferido para contas de outros bancos de forma gratuita.
O PagSeguro oferece uma antecipação dos saques dos benefícios através de boletos bancários. A conta digital será gratuita e não terá taxas de manutenção.
No aplicativo PagBank, você clica no botão “adicionar dinheiro”, depois seleciona a opção boleto e digta o valor que será transferido para o PagBank. O valor será encaminhado em três dias úteis, sendo possível enviá-lo para contas de outros bancos sem pagar pela transferência.
Já no Mercado Pago, você também não precisará pagar nada para abrir e manter uma conta. É possível no aplicativo do Mercado Pago fazer transferência por meio de um boleto gerado para pagamento no aplicativo Caixa Tem.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…