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E-mail Marketing: Uma estratégia essencial para o funcionamento dos negócios depois da crise

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Com um cenário instável e cheio de mudanças neste ano, o marketing digital mostrou o seu potencial e ajudou muitas empresas a manterem, seguirem e até mesmo crescerem em seus negócios. 

Dentro das suas muitas ferramentas, se destaca o e-mail marketing que possui um alto potencial de estreitar o relacionamento entre empresas e clientes, além da sua grande capacidade de gerar novas vendas.

O mundo dos negócios mudou e o marketing digital acompanha essa evolução

O cenário empresarial mudou radicalmente e ficou  inegável dizer o quanto o cliente assumiu um papel ainda mais importante para as companhias. 

Com o alto nível de concorrência, conquistá-lo se tornou uma missão ainda mais difícil e assim surgiu uma maior  necessidade de personalizar produtos, realizar segmentações e entender a fundo cada nicho.

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Dentro deste cenário, cada vez mais competitivo, o marketing digital assumiu uma grande importância, sendo fundamental para solucionar os desafios que surgiram neste contexto mais tecnológico do mundo empresarial. 

Essa modalidade do marketing apresenta muitas estratégias, entre elas o e-mail marketing é uma das mais tradicionais, e assume cada vez mais um caráter de protagonismo em meio aos diversos canais digitais. 

O E-mail Marketing veio para conectar diretamente empresas e seus públicos 

O e-mail marketing é uma estratégia baseada no envio de e-mails informativos por parte de uma empresa para um público alvo específico.

Através da sua utilização, podem ser disparadas mensagens de comunicação muito mais assertivas, no momento mais adequado. 

Por muito tempo, a técnica foi considerada como intrusiva e desagradável por parte das pessoas que recebiam as comunicações, porém com os avanços tecnológicos e os regulamentos que  a viabilizam, ela passou a ter boas taxas de recepção e ser utilizada pelas empresas, de maneira inteligente. 

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Ela assumiu um papel importante de conectar empresas com o seu público, sejam eles leads ou clientes, e assim possui diversas funções como a de vendas, relacionamento e fidelização. 

Segundo pesquisa realizada por meio de uma parceria da Hootsuite com a We are social, em 2019 o Brasil já estava em  segundo lugar no ranking de  países que tem usuários que passam mais tempo na internet. 

Em 2020, com o cenário de confinamento esse tempo foi amplificado e consequentemente o acesso à caixa de entrada de e-mails também cresceu. 

Todos esses fatores foram cruciais para que o e-mail marketing ganhasse ainda mais espaço e se tornasse uma ferramenta essencial para os negócios devido às suas muitas qualidades. 

Entre elas estão:

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Capacidade para adequar a comunicação ao contexto

Hoje em dia, o e-mail marketing é considerada uma estratégia inteligente.  

Em 2020, a sua eficiência pôde ser vista por meio da capacidade  de se comunicar o público por meio da sua flexibilidade em transmitir informações completas, seja em relação a mudanças repentinas sobre o funcionamento de negócios,  novas medidas de segurança das empresas ou outros tipos de imprevistos. 

Um exemplo, são das empresas que utilizaram a estratégia para comunicar sobre procedimentos para a retomada de seus negócios,ou medidas de segurança em relação ao contexto da crise de saúde, como se vê no exemplo da newsletter abaixo:

Obviamente imprevistos são fatores inesperados e contar com estratégias que ajudam a amenizar o impacto de acontecimentos assim, é algo extremamente fundamental.

Por isso, utilizar essa estratégia, com newsletter completas e explicativas é uma grande vantagem que esse  formato oferece e muitas vezes pode até salvar negócios. 

Durante o período alto de crise, por exemplo, muitas empresas utilizaram do e-mail marketing para se comunicar com os seus clientes como nunca antes.

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Processo automatizado: uma das grandes vantagens do e-mail marketing

Todas as  segmentações e personalizações que são necessárias para se comunicar com os diferentes públicos que uma empresa tem, às vezes assustam por parecer ser uma atividade complexa e manual.

Dentro do e-mail marketing, há a vantagem de existirem plataformas que automatizam todo o processo de envio e quando se tem a necessidade de realizar um tipo determinado  de disparo de e-mail para um público e outro para pessoas com características diferentes.

Além disso essas plataformas automatizam os vários envios que podem ser realizados para o destinatário, quando a empresa deseja fazer uma série de comunicações para ele. 

Conteúdo de valor para fortalecer a relação empresa X público 

Uma das grandes vantagens do e-mail marketing é que é possível enviar conteúdo de valor para o usuário, indo além da transmissão de mensagens puramente comerciais.  

É interessante enviar newsletter com assuntos que sejam relevantes para o destinatário, por exemplo, se a empresa anunciante é do setor de turismo, pode encaminhá-lo conteúdos com dicas de destino de viagem, como se vê no exemplo abaixo: 

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Com o envio desse tipo de e-mail também existe uma oportunidade de promover o blog da marca anunciante, ou de uma página de conteúdo.

O envio de e-mails de conteúdo, são importantes para a solidificação do relacionamento da empresa e seu público, mostrando que ela realmente deseja uma conexão com ele, além de somente vender seu produtos.

Essa é uma oportunidade de alimentar o destinatário com assuntos relevantes e atraí-lo para a ação de conversão de maneira mais natural.  

O impacto do e-mail marketing em 2020

Em meio aos cenários de instabilidade que chegaram junto com o ano de 2020, o e-mail marketing vem sendo utilizado de maneira cada vez mais inteligente e isso causa um impacto nas companhias e na indústria. 

Muitos pequenos e médios negócios que não tinham uma estratégia digital se viram obrigados a se integrar nesse mercado, tendo em vista a importância que o e-mail marketing tem em seu potencial de comunicação.

Além disso, os grandes negócios também tiveram que fortalecer e aumentar o seu uso. 

O e-mail marketing entrou na mentalidade das empresas com um valor muito forte por todos os benefícios que pode trazer, assim também por seu grau de facilidade de uso, devidos às plataformas que facilitam a construção do seu design, segmentação, criação de cenários e análise de resultados.  

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Assim, com os fatores apresentados acima e muitos outros como  o seu nível de alcance, conversão e relacionamento entre marcas e empresas, o e-mail marketing se mostra como fundamental para a sobrevivência e crescimento de negócios em 2020. 

Autora: Andressa Gonçalves de Almeida

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Descubra se você pode receber até R$ 2,8 mil do Fundo PIS/Pasep

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Agora é possível consultar valores residuais das cotas do antigo fundo do PIS/Pasep, extinto em 2020.

O calendário de pagamento do ressarcimento das cotas dos extintos fundos PIS/Pasep foi divulgado pela  Caixa Econômica Federal.

O Ministério da Fazenda lançou nova ferramenta digital que permite consultar e resgatar valores remanescentes das cotas do Fundo PIS/PASEP, encerrado em 2020. 

Chamada de REPIS Cidadão, a plataforma concentra todas as informações necessárias para que trabalhadores, ou seus herdeiros, saibam se possuem recursos disponíveis e quais passos devem seguir para realizar o saque dos valores.

Quem tem direito aos valores antigos?

Os valores disponíveis se referem às cotas do antigo fundo PIS/PASEP pertencentes aos trabalhadores que tiveram carteira assinada ou atuaram como servidores públicos entre 1971 e 1988, e que ainda não efetuaram o saque após a extinção do fundo. 

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Os primeiros ressarcimentos serão pagos em 28 de março, com valor médio estimado pelo Ministério da Fazenda em torno de R$ 2,8 mil, variando conforme o tempo de trabalho e a remuneração recebida na época.

Leia também:

Calendário de Pagamentos

O calendário de pagamento segue um cronograma específico, dependendo da data de solicitação. Veja a seguir:

Pedidos feitos atéData do pagamento
28/02/202528/03/2025
31/03/202525/04/2025
30/04/202526/05/2025
31/05/202525/06/2025
30/06/202525/07/2025
31/07/202525/08/2025
31/08/202525/09/2025
30/09/202527/10/2025
31/10/202525/11/2025
30/11/202526/12/2025
31/12/202526/01/2026

Como solicitar as cotas do PIS/Pasep?

O pedido pode ser realizado pelo aplicativo FGTS ou pela nova plataforma Repis Cidadão, lançada pelo Ministério da Fazenda. Não há mais necessidade de comparecer às agências da Caixa Econômica Federal.

Acesse o site repiscidadao.fazenda.gov.br em seu dispositivo. 

Os valores serão pagos diretamente na conta bancária indicada ou por meio da conta poupança social digital, acessada pelo aplicativo Caixa Tem.

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Histórico do antigo Fundo PIS/Pasep

Criado para complementar a renda dos trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988, o Fundo PIS/Pasep foi extinto em 2020. Seus recursos estavam com o Tesouro Nacional desde setembro de 2023, após a transferência do valor total de cerca de R$ 26 bilhões, determinada pela Emenda Constitucional da Transição.

Fontes distintas do PIS/Pasep

Por fim, é bom frisar que o ressarcimento das cotas se refere ao antigo Fundo PIS/Pasep, extinto em 2020, e não tem relação com o atual programa do abono salarial do PIS/Pasep. 

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o abono salarial de 2025 é destinado exclusivamente a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que tiveram carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base de 2023, com remuneração média mensal de até dois salários-mínimos (R$ 2.604, na época).

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É aposentado do INSS? Veja as datas de recebimento de março

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará o pagamento dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios no próximo dia 25 de março e segue até 07 de abril. 

O calendário de pagamento será organizado com base no número final do cartão de benefício, excluindo o último dígito verificador após o traço. O pagamento será iniciado pelos beneficiários cujos cartões terminam com o número 1 e que recebem um salário mínimo.

O número identificador no final do cartão de benefício é fundamental para determinar a ordem de pagamento. Aqueles que recebem até um salário mínimo (R$ 1.518) terão os depósitos referentes a março realizados entre os dias 25 de março e 7 de abril. Por outro lado, os segurados com renda mensal superior ao salário mínimo, cujos cartões terminam com os números 1 e 6, receberão seus pagamentos a partir de 1º de abril. 

Atualmente, o INSS paga um total de 40.036.865 benefícios previdenciários, dos quais 5.657.745 são assistenciais e 33.379.120 são previdenciários. Dos beneficiários, 26.168.062 recebem até um salário mínimo, enquanto 12.868.803 ganham acima desse valor, conforme dados de janeiro deste ano. Essas estatísticas fornecem uma visão abrangente da escala das operações do INSS e do perfil dos beneficiários atendidos.

Benefícios do INSS

Além das várias modalidades de aposentadoria, como por idade ou invalidez, o INSS abrange diversos outros benefícios importantes. Estes incluem auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensões, salários família e maternidade, pecúlio e seguro-defeso

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Consultar pagamentos

Os beneficiários podem verificar o valor de seus pagamentos de duas maneiras: ligando para a central de atendimento 135 ou acessando o aplicativo ou site Meu INSS. Ao entrar em contato, é necessário informar o CPF e confirmar algumas informações cadastrais, visando evitar fraudes. 

O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Além disso, no site Meu INSS, após fazer login, os beneficiários podem acessar o serviço de “Extrato de Pagamento” para obter detalhes sobre seus benefícios.

Leia também:

Calendário de pagamentos do INSS – março 2025

Quem recebe um salário mínimo

Número final do benefícioData de liberação
125/03
226/03
327/03
428/03
531/03
601/04
702/04
803/04
904/04
007/04

Quem recebe acima de um salário mínimo

Número final do benefícioData de liberação
1 e 601/04
2 e 702/04
3 e 803/04
4 e 904/04
5 e 007/04

Reajuste do salário mínimo e seus efeitos

O reajuste do salário mínimo, que entrou em vigor em 1º de janeiro, também impacta os valores recebidos por aposentados e pensionistas do INSS. 

No entanto, o pagamento com o valor reajustado será feito entre o final de janeiro e o início de fevereiro, já que o depósito realizado na virada do ano ainda se refere a dezembro de 2024, sem correção. 

Essa atualização é importante para garantir que os beneficiários mantenham seu poder de compra.

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Reforma Tributária: quais produtos vão receber o imposto seletivo?

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Uma das principais mudanças da Reforma Tributária é a criação do Imposto Seletivo (IS), também chamado de “imposto do pecado”. Esse tributo federal é cumulativo e será aplicado sobre determinados produtos e serviços considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. 

Na prática, isso significa que alguns itens pagarão tanto o IVA (CBS + IBS) quanto o Imposto Seletivo, tornando sua carga tributária ainda mais elevada. O objetivo declarado do governo e do Congresso é desestimular o consumo desses bens, o que pode resultar no aumento do preço final ao consumidor.

Embora a base do Imposto Seletivo já esteja definida na reforma, as alíquotas e os detalhes de regulamentação ainda dependerão de leis complementares futuras.

Quais produtos serão tributados pelo Imposto Seletivo?

As alíquotas do IS serão definidas pelo Poder Executivo, respeitando os limites estabelecidos em lei. Confira os principais produtos que serão impactados:

Veículos automotores: A tributação considerará eficiência energética, reciclabilidade e emissão de poluentes. Veículos para taxistas e pessoas com deficiência terão alíquota zero.

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Embarcações e aeronaves: Serão tributadas com base em critérios ambientais.

Cigarros e derivados do tabaco: Haverá um escalonamento de alíquotas entre 2029 e 2033, acompanhando a redução progressiva do ICMS.

Bebidas alcoólicas: O imposto será proporcional ao teor alcoólico de cada bebida.

Bebidas açucaradas: A tributação seguirá regras específicas a serem definidas.

Bens minerais (exceto exportação): A alíquota máxima será de 2,5%.

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Loterias, apostas e fantasy sports: A regulamentação detalhada será definida em legislação própria.

Leia também:

Quando o Imposto Seletivo será cobrado?

O Imposto Seletivo será aplicado sobre a produção, comercialização e importação dos produtos listados. Exportações serão isentas, com exceção de bens minerais, energia elétrica e telecomunicações.

A transição para o novo sistema tributário será gradual. Em 2026, a CBS e o IBS começarão a ser testados, sem recolhimento efetivo. Empresas precisarão incluir os novos tributos na nota fiscal apenas para simulação.

A partir de 2027, a mudança começa a valer e o antigo sistema tributário será extinto progressivamente até 2033. A cada cinco anos, o Congresso avaliará a necessidade de ajustes na reforma.

Com isso, o Imposto Seletivo promete impactar diversos setores e produtos, exigindo atenção redobrada das empresas e consumidores sobre os custos adicionais gerados pela nova tributação.

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Fonte: IOB Notícias

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