Imagem por @nomadsoul1 / freepik
No mudo onde a tecnologia evolui a cada segundo, andar com documento físico na carteira pode estar com os seus dias contatos. Os condutores de veículos já podem contar com o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne tanto a documentação do condutor como do veículo. Atualmente, 20 milhões de pessoas já são usuárias do aplicativo.
O CDT é uma forma segura de ter os documentos sempre à mão, sem precisar carregar os documentos físicos. Mas durante uma fiscalização, será aceito apenas a versão digital?
Para a alegria de muitos motoristas, é sim possível andar somente com a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital).
De acordo com a legislação em vigor, a versão digital do documento, tanto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quanto do CRLV ou CLA (Comprovante do Licenciamento Anual) valem tanto quanto a impressa.
Essa é uma boa notícia, mesmo que você não esteja com acesso a internet, conseguirá acessar a CNH Digital. A conexão com a internet é necessária apenas na inclusão dos documentos. Depois, tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital estarão disponíveis off-line, sendo acessados, apenas, com a senha de quatro dígitos.
A fiscalização para ter certeza que o seu documento digital é real, fará uma verificação por meio do aplicativo Vio (disponível para Android e iOS). O aplicativo permite ler o QR Code (código bidimensional) constante na CNH em formato papel e do QR Code constante da CNH Digital no dispositivo móvel, permitindo assim a verificação dos dados. Para ler o QR Code constante da CNH Digital é necessário um outro dispositivo móvel que tenha o aplicativo Vio instalado.
Na Carteira Digital, utiliza-se o Vio como mais um item de segurança, assim como já é feito na CNH em papel.
A lei diz que o agente da autoridade de trânsito que abordar o cidadão, não pode rejeitar a versão digital do documento, conforme a Resolução 684/17 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), bem como na Res. 720/17 que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico.
No entanto, se o agente não aceitar a versão digital e exigir a versão impressa, você poderá registrar uma ocorrência no Órgão de Trânsito em que o agente trabalha ou na própria Senatran e/ou ouvidorias.
Caso você perca ou tenha o seu celular roubado, fique tranquilo, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a Carteira Digital de Trânsito é protegida por uma Chave de Acesso e os dados estão criptografados.
Existe a possibilidade do usuário desconectar o dispositivo no Portal de Serviços do órgão, forçando assim a remoção dos documentos digitais do dispositivo roubado.
Para ter acesso a CNH Digital, faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e iOS. Em seguida, faça o cadastro no aplicativo. Você receberá um e-mail e, depois, deverá clicar no link para ativar o cadastro. Depois de ativá-lo, faça o login no aplicativo e em seguida clique em “adicionar documento”, que será a CNH digital.
Existem três maneiras para emitir o documento:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…