Imagem por @jcomp / freepik
Atualmente, há muitas opções de financiamento para comprar um imóvel, sendo que a mais popular é pelo programa Minha Casa Minha Vida. Mas, para além do programa, que é administrado pela Caixa, as pessoas que não se enquadram nas regras podem fazer um financiamento em diversos bancos do Brasil. Mas afinal, será possível comprar um imóvel 100% financiado?
Afinal, é possível financiar 100% um imóvel?
A resposta é sim, mas depende. Primeiramente, você conseguirá financiar um imóvel 100% se ele for novo e na planta. Isso porque você pode aproveitar a espera pela entrega do imóvel para pagar a entrada de forma parcelada.
Antes de mais nada, é preciso levar em conta que a Caixa e outros bancos financiam até 80% do valor do imóvel. Sendo assim, você tem que dar uma entrada de pelo menos 20% do valor. Mas essa entrada você paga diretamente para a construtora do imóvel, e diversas construtoras pelo Brasil oferecem o parcelamento da entrada, muitas vezes sem nenhum juros.
Primeiramente, a melhor opção para comprar um imóvel sem entrada é através do programa Minha Casa Minha Vida, pois você poderá utilizar, além do FGTS, o subsídio para abater da entrada. Isso quer dizer que você pode ganhar subsídio e ainda abater o FGTS, tanto o seu como o de quem está comprando o imóvel com você, como seu esposo ou esposa.
Desta forma, você paga a entrada no período em que espera pela entrega do imóvel, e depois que entra no imóvel, começa a pagar o financiamento para o banco.
Para participar do programa MCMV é necessário ter mais de 18 anos de idade, não pode ter outro imóvel em seu nome e nem ser proprietário, cessionário ou detentor de outro financiamento imobiliário, não ter participado de outros programas habitacionais e morar ou trabalhar na cidade aonde vai comprar o imóvel.
Mas antes de tudo, faça as contas e feche negócio apenas se as parcelas da entrada couberem no seu bolso. Você pagará a entrada sem ter posse do imóvel, ou seja, você ainda não pode morar nele. Se você paga aluguel, é muito importante fazer os cálculos. Tenha certeza que você poderá pagar o valor da entrada e também suas outras despesas, como aluguel, energia elétrica, luz, condomínio, etc.
Mas para além disso, esta é uma ótima opção para aqueles que querem comprar um imóvel e não tem valores para dar de entrada. Como você pode usar o FGTS e subsídio do Minha Casa Minha Vida na entrada, pode fazer com que o valor diminua bastante e este parcelamento caiba no seu bolso. Além do mais, você estará adquirindo um imóvel novo e nunca habitado.
Muitas construtoras no Brasil vendem imóvel 100% financiado. Dentre elas, podemos citar a MRV, que é atualmente a maior construtora do Brasil, presente em cerca de 150 cidades brasileiras. Além dela, outras construtoras vendem o imóvel sem entrada, como a Direcional Engenharia, Grupo Pacaembu, Tenda, Morana, Lótus, dentre outras.
Se você tem interesse, pesquise se as construtoras da sua cidade parcelam a entrada. Neste caso, você conseguirá comprar um imóvel 100% financiado.
Conteúdo original Seu crédito Digital
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…